IPTU 2020 Palmas: prefeitura comunica nova data de vencimento

A Prefeitura de Palmas adiou mais uma vez o vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que estava marcado para esta quinta-feira (15). Os contribuintes que efetuassem o pagamento até esta data, contavam com um desconto de 10%. Porém a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), aumentou o prazo final do IPTU 2020 Palmas para 15 de maio.

IPTU 2020 Palmas: prefeitura comunica nova data de vencimento
IPTU 2020 Palmas: prefeitura comunica nova data de vencimento (Foto: Google)

Este aumento foi publicado no Diário Oficial e é a segunda vez que o imposto tem seu prazo de pagamento ampliado. A princípio, o pagamento que incluía o desconto estava marcado para de 16 de março, sendo prorrogado até 15 de abril.

Leia Mais: Dívidas com os bancos poderão ser renegociadas com prazo maior!

Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve acessar o site da Prefeitura de Palmas e fazer a impressão do boleto. Quem preferir fazer o parcelamento do imposto, deve pagar a primeira parcela até o dia 15 de maio.

Juntamente com a cobrança do IPTU são cobrados os valores da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) e da Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip) ou Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que é cobrado para terrenos vagos. Por consequência, a data de pagamento destas taxas também foi ampliado.

Estes adiamentos são medidas da prefeitura que estão diretamente ligados aos problemas econômicos trazidos pelo coronavírus, que bagunçou o orçamento das famílias de forma inesperada.

O município espera uma arrecadação de R$ 50 milhões com o IPTU neste ano. Além do desconto de 10% para os contribuintes que efetuarem o pagamento a vista, os moradores podem ganhar mais 20% de abatimento no IPTU 2020 Palmas.

Isto vai acontecer para os moradores que não possuírem dividas com o município (estes ganham 10% de desconto) e que também tenham pedido, em 2019, a conversão de créditos do Programa Nota Quente Palmense (ganham os outros 10%).

Outros adiamentos pelo Brasil

Rui Palmeira, prefeito de Maceió, prorrogou a data de vencimento do IPTU Maceió 2020. Além do IPTU, as taxas de coleta, transporte e resíduos sólidos domiciliares urbanos também foram adiadas.

Leia Mais: Gasolina diminuí valor, mas consumidor não sente diferença 

A cota única do IPTU Maceió 2020 que concede 10% de desconto, agora pode ser paga até o dia 30 de junho. Para os contribuintes que preferem o pagamento em parcelas, pode fazê-lo a partir do mês de julho até março de 2021 se o parcelamento for em 10 vezes.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA