Pensando na saúde dos segurados que vivem em áreas rurais, o INSS adotou medidas de atendimento especiais para estas pessoas devido a pandemia do coronavírus. O principal objetivo é evitar que os pensionistas saiam de suas casas para ir nas agências da Previdência Social.
A dispensa de autenticação de cópias de documentos por quatro meses e a suspensão de prazos para regularização de exigências que não podem ser resolvidas pelos canais de atendimento e aplicativo, foram as medidas colocadas em prática.
Leia Mais: Câmara muda regras de cadastro no site e App do coronavoucher
Os documentos que deixam de exigir autenticação pelos próximos 120 dias são:
- certidões de nascimento, casamento ou óbito;
- documento de identificação;
- formulários de Perfil Profissiográfico Previdenciário;
- documentos que precisam ser apresentados para o requerimento de pagamento até o óbito;
- fechamento de vínculo empregatício;
- alteração de dados cadastrais;
- cadastramento de pensão alimentícia;
- desistência de benefício;
- documentos do grupo familiar com objetivo de realizar pedidos de benefícios assistenciais;
- documento que tenha registro em órgão público ou entidade, que autorize a consulta do referido registro eletronicamente;
- documentos apresentados pelo segurado em que a informação contida nele possa ser confirmada diretamente em consulta às bases governamentais;
- autodeclaração de atividade rural.
A portaria informa também que “estão sujeitos a sanções administrativas e ao código penal, os requerentes que fizerem declaração falsa ou apresentarem documentação falsa junto ao instituto”.
Se ocorrer alguma dúvida ou questionamento referente aos documentos apresentados, caberá uma solicitação de exigência. Porém este prazo fica suspenso até que o atendimento presencial seja retomado ao fim da pandemia.
Aplicativo Meu INSS é a plataforma recomendada
Para que os beneficiários possam resolver e encontrar informações sobre os serviços do instituto, o Meu INSS é a ferramenta ideal para isso.
Além do aplicativo disponível para Android e IOS, o INSS está a disposição para atender pelo telefone e site.
Entre os serviços que podem ser revolvidos de casa estão os relacionados a aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade, entre outros.
Tanto no aplicativo quanto no site Meu INSS, os beneficiários podem formular pedidos, consultar e também acompanhar o andamento de processos.
Outras facilidades encontradas no aplicativo são a simulação da aposentadoria, envio de documentação, consulta de vínculos trabalhistas e extratos de recolhimento. O calendário de pagamento dos benefícios também está disponível.
Para baixar o aplicativo, vá na loja de aplicativos de seu celular e procure por Meu INSS. Após o download, faça o cadastro com as informações pedidas ou vá para o login se já for registrado.
Se o segurado encontrar alguma dificuldade para cadastrar a senha no aplicativo, o vídeo disponível no site do próprio INSS ensina passo a passo para fazer o cadastro. No portal também é possível encontrar uma lista de perguntas e respostas sobre o assunto.
Leia Mais: Governo recorre a decisão que suspende regularidade do CPF
Para quem preferir o atendimento via telefone, basta ligar para o número 135. O horário de funcionamento da central é de segunda a sábado das 7:00 as 22:00