Governador de SP lista consequências para quem descumprir quarentena

Isolamento social é pauta em São Paulo. Nessa quarta-feira (15), o governador de SP, João Doria, falou sobre a necessidade de manter a população dentro de suas casas durante a pandemia do Covid-19. Em entrevista para a Rádio Eldorado, o representante afirmou que sua equipe está montando um plano de ações para impedir a circulação das pessoas nas ruas.

Governador de SP lista consequências para que descumprir quarentena (Reprodução - Google)
Governador de SP lista consequências para que descumprir quarentena (Reprodução – Google)

De acordo com ele, até o momento as medidas estão tendo como foco ações de conscientização. Doria explicou que, no atual cenário, o mais interessante é que os moradores saibam os riscos que correm caso descumpram a quarentena.

Leia também: Barrado! Auxílio merenda em SP não alcança todos os alunos por ordem da justiça

No entanto, explicou que não está, ao menos por quanto, utilizando de forças policiais para que os espaços públicos permaneçam vazios. De acordo com o governador, a aplicação de multas e prisão deve ser visto como a última alternativa.

“Nós temos que apelar muito para a consciência das pessoas, muito. A questão do endurecimento é uma alternativa, mas ela é a última delas. Eu não gostaria, como governador, ter que declarar que vamos ter que prender pessoas pelo fato de estarem fazendo aglomerações”, declarou Doria.

De acordo com ele, há casos específicos em que o poder público vem notificando e penalizando as pessoas. Há municípios em que, ao violar as regras e abrir suas lojas, os comerciantes estão sendo multados, uma vez em que descumprem as regras impostas pela prefeitura.

Porém, segundo Dória, até mesmo esse processo de notificação vem sendo realizado por meio de diálogo, sem utilização de forças policiais.

Leia também: Concursos públicos SP: Polícia Militar, Sema e mais estão com inscrições abertas

“Temos que tentar pelo convencimento, essa é a nossa orientação. Mas sempre lembrando: se for necessário por orientação da ciência, dos médicos que compõem os comitês de saúde, teremos que usar outras medidas”, afirmou o governador.

Ele explica que medidas de conscientização tendem a ser mais eficazes, de modo que a população saiba como cuidar da própria saúde. A pedido do governador de SP, a equipe vem compartilhando chamadas online onde convidam os cidadãos a lavarem as mãos, reforçar demais hábitos de higiene e ter atenção a atos como tosses e espirros.

As campanhas estão sendo administradas tanto pelas prefeituras quanto pelo governo estadual.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.