Banco Inter e outros 2 ocupam primeiras posições em ranking de reclamações

Clientes insatisfeitos se posicionam contra instituições bancárias. Nessa quarta-feira (15), o Banco Central divulgou um balanço das marcas que mais receberam reclamações no primeiro semestre de 2020. O Banco Inter, Pan e BMG estão ocupando os primeiros lugares. De acordo com a lista, foram contabilizadas mais de 4 milhões de queixas.

Banco Inter e outras 2 marcas ocupam primeiras posições de ranking sobre reclamações (Imagem: Reprodução - Google)
Banco Inter e outras 2 marcas ocupam primeiras posições de ranking sobre reclamações (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder calcular os resultados, o Banco Central leva em consideração o número registrado de denuncias por instituição e multiplica o valor por um milhão. Desse modo, segundo o BC, é possível ter uma noção média das queixas por marca.

Leia também: Dívidas com os bancos poderão ser renegociadas com prazo maior!

Após o anúncio do resultado, o Banco Inter se defendeu alegando que está tomando todas as medidas necessárias para melhor atender aos clientes. De acordo com a marca, são mais de 5 milhões de correntistas, que contarão com o investimento de novas ferramentas tecnológicas para reforçar o suporte.

“O resultado das reclamações em fevereiro e março é atípico e está relacionado ao processo de troca da processadora de cartões, ação necessária para trazer mais estabilidade, melhor experiência e segurança, e que ocasionou inconsistências pontuais nas operações, ao longo do processo de migração”, justificou o banco Inter.

Já o banco Pan, usou sua assessoria de imprensa para afirmar que está cumprindo com seu papel e comprometimento para com os clientes.

“[O Banco Pan] Liderou a mobilização do setor para a Autorregulação do Crédito Consignado, implementada pela Febraban e ABBC e vigente desde janeiro deste ano para redução do número de reclamações. Foi também pioneiro entre os Bancos na criação do serviço ‘Não Me Ligue’. O PAN reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”, explicou o Inter.

Leia também: IPTU 2020 Palmas: prefeitura comunica nova data de vencimento

Por fim, o BMG alegou que as queixas devem ser relacionadas ao número de clientes que já ultrapassa mais de 4 milhões, fazendo com que a marca deixasse de ser de médio porte. De acordo com a mesma, a avaliação do BC não condiz com seu desenvolvimento.

“Os critérios adotados pelo Banco Central acabam desfavorecendo a posição do BMG, pois a comparação é realizada com companhias detentoras de centenas de milhares de clientes. O Banco BMG renova seu firme compromisso de total obediência às normas aplicáveis às suas operações e se coloca inteiramente à disposição de seus clientes em seus canais de atendimento”, informou a instituição.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.