Cresce acesso ao Meu INSS com atendimento adaptado

Em meio a pandemia do novo coronavírus, brasileiros de todo o país estão sendo orientados a ficar em casa. Os estabelecimentos de atendimento ao público seguem esquema especial, logo, a realização de serviços via internet cresce. Agências do INSS suspenderam o atendimento presencial. Com isso, o número de requerimentos via portal Meu INSS aumentou, com crescimento de cerca de 15% no último mês.

Cresce acesso no Meu INSS com atendimento adaptado (Reprodução/Internet)
Cresce acesso no Meu INSS com atendimento adaptado (Imagem: Reprodução/Internet)

Em números, foram 284 mil requerimentos em fevereiro. Já em março, houve 326 mil. De acordo com o instituto, atualmente 90 dos 96 serviços do INSS estão disponíveis pelos canais eletrônicos, como o portal na internet e central telefônica 135.

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Pela plataforma é possível evitar, por exemplo, que o beneficiário espere por mais tempo que o necessário para realizar o saque do seu salário e valores atrasados, nos casos de concessão.

A ferramenta permite também fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Veja a lista completa:

  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Pensão por Morte rural e urbana
  • BPC/Loas
  • Certidão de Tempo de Contribuição
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário
  • Seguro Defeso do Pescador Artesanal
  • Salário maternidade
  • Carta de Concessão de Benefício
  • Agendamento de Perícia Médica
  • Extrato de Imposto de renda
  • Cálculo de contribuições em atraso
  • Acordos Internacionais
  • Excluir desconto de mensalidade associativa do benefício
  • Revisão
  • Recurso
  • Cópia de processo
  • Resultado de perícia médica
  • Bloqueio do benefício para empréstimo consignado
  • Acordos Internacionais

Vale destacar que podem acessar a plataforma todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS.

Mesmo aqueles que estão recebendo auxílio temporário, como salário maternidade, até os aposentados e pensionistas. Além das pessoas que ainda não se aposentaram ou estão em processo.

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Meu INSS

Lançado em julho de 2018, a iniciativa fez parte das ações tecnológicas desenvolvidas pelo governo para tentar auxiliar em possíveis colapsos de solicitações presenciais ao INSS.

Com a ferramenta foi possível realizar 1,1 milhão de análises automáticas de benefícios no ano passado. E a partir de novas mudanças, a expectativa é de facilitar o uso para diversos brasileiros.

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