Vendas durante a Páscoa caem com crise do Covid-19 e trabalhadores reclamam

Mercado sente os impactos da crise ocasionada pelo novo coronavírus. Nessa segunda-feira (13), o Boa Vista apresentou o primeiro levantamento econômico da páscoa 2020, mostrando uma queda de vendas de 33% em comparação ao ano passado. É válido ressaltar que, essa é a primeira data comemorativa desde a expansão da pandemia no território nacional.

Vendas durante a Páscoa caem durante crise do Covid-19 e trabalhadores reclamam (Imagem: Reprodução - Google)
Vendas durante a Páscoa caem durante crise do Covid-19 e trabalhadores reclamam (Imagem: Reprodução – Google)

Um dos principais motivos relacionados a baixa rotatividade, diz respeito ao fechamento dos centros de compra e ordem de isolamento. Desde o mês de março, diversas cidades brasileiras decretaram estado de quarentena, impedindo a abertura de comércios.

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Além disso, o número de desempregos vem crescendo consideravelmente. Com o fechamento de serviços, há muitos brasileiros que tiverem seus negócios encerrados e precisaram afastar os servidores. Ambos os cenários permanecem em circulação e deverão se sustentar até meados do mês de junho.

Na páscoa passada, o país registrou um crescimento de 1,5% nas vendas e a estimativa era de números ainda maiores para este ano.

No entanto, logo após o carnaval, o país começou a registrar os números de infectados, que atualmente já somam mais de vinte mil pessoas. Somente em Pernambuco, no último balanço, divulgado nessa segunda-feira (13), são 1.154 infectados confirmados, com cerca de 102 mortes.

De acordo com os dados levantados pela Boa Vista, a última vez em que o país sofreu uma redução tão grande foi na crise de 2016, ocasionada pela instabilidade da disputa política. Para poder contabilizar tais números, o estudo analisa o banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito, que contabiliza registros nacionais.

Páscoa de isolamento

Para poder suprir as necessidades do feriado, milhares de brasileiros adotaram serviços de e-commerce e delivery. Marcas como o Carrefuor, Extra, Magazine Luiza e Cacau Show, reforçaram suas entregas e aumentaram o número e tipo de produtos, para que seus clientes pudessem realizar compras online.

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Com a necessidade de isolamento, o mercado tem se visto obrigado a migrar para as plataformas digitais, de modo que possa conseguir se sustentar durante a crise.

No caso de médias e micro empresas, as vendas ocorrem por meio de divulgações menores, em suas próprias redes sociais, sem deixar também de ofertar entregas por meio de motoboys.

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.