Cacau Show não vai distribuir 5 mil ovos de páscoa

Novo golpe na praça. Em plena semana de páscoa a Cacau Show é vítima de fake News e prejudica mais de 500 mil clientes. Nos últimos dias, a internet começou a propagar uma suposta mensagem afirmando que a marca estaria doando 5 mil ovos para os usuários. Tratava-se de um golpe que tinha como finalidade roubar os dados dos cadastrados.

Cacau Show vai distribuir 5 mil ovos de Páscoa? Entenda se é fato ou mito (Imagem: Reprodução – Google)

O site, supostamente vinculado a empresa, solicitava que as pessoas registrassem informações importantes como o número de seus documentos, nome completo, dados bancários e mais.

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Após preencher o formulário, a pessoa era convidada a compartilhar o mesmo link para mais 15 pessoas de sua lista de whatsapp, propagando a informação. A publicidade afirmava que, entre todos os registrados, haveria um sorteio tendo como brinde produtos da marca.

Ciente da situação, a Cacau Show se pronunciou e desmentiu o golpe, afirmando que essa promoção não existe e não passou pelo gerenciamento da empresa. Em entrevista ao portal G1, a assessoria de comunicação alegou que o link é uma fake news.

“A mensagem de WhatsApp que está circulando em nome da empresa, prometendo a doação de 5 mil ovos a quem clicar no link relacionado, é fake news. A Cacau Show reitera que não realiza esse tipo de doação por WhatsApp para pessoas físicas“.

Segundo dados levantados pela PSafe, empresa brasileira de segurança e antivírus dfndr, mais de 560 mil pessoas já se registraram no link, compartilhando o mesmo com aproximadamente 8.400 milhões de usuários.

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A seguradora afirma que, ao receber conteúdos via whatsapp, as pessoas precisam ficar atentas e não acessa-los imediatamente, pois o aplicativo tornou-se o principal alvo para roubo de dados.

“Ocasiões como a Páscoa são sempre utilizadas por cibercriminosos para tentar fazer novas vítimas, e para tornar o ataque mais crível, estes atacantes utilizam o nome de grandes empresas. Eles utilizam uma mecânica fácil que solicita às vítimas que respondam algumas questões simples como ‘qual tipo de chocolate prefere’ e ‘já comprou em nossas lojas nos últimos 3 meses'” disse, em nota, Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Para reparar os danos da ação, a Cacau Show afirmou que “está tomando todas as providências legais e cabíveis.”

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.