Prova de vida do INSS fica suspensa por quantos dias? Tire suas dúvidas AQUI!

Governo federal está tomando diversas medidas para tentar barrar a propagação do novo coronavírus e fazendo com que os brasileiros fiquem em casa. Entre as ações, as agências do INSS estão com alguns procedimento suspensos. Como, por exemplo, a realização da prova de vida.

Prova de vida do INSS fica suspensa por quantos dias? Tire suas dúvidas AQUI!
Prova de vida do INSS fica suspensa por quantos dias? Tire suas dúvidas AQUI! (Imagem: Montagem/FDR)

A comprovação de vida é exigência para aposentados e pensionistas comprovarem que estão ainda vivos para continuar a receber o benefício.

Leia Também: 13° do INSS libera pagamento no dia 24; saiba quem recebe!

A decisão foi publicada em portaria pelo INSS, na segunda quinzena de março e permanece válida. As iniciativas visam diminuir os atendimentos presenciais nas agências para reduzir o risco de contágio do novo coronavírus.

De acordo com as medidas, a suspensão é válida por 120 dias. Mas, mesmo com a decisão, os beneficiários de aposentadorias e pensões do INSS não terão os seus benefícios suspensos por não realizar a prova de vida pelos próximos quatro meses, a partir deste mês de março.

A partir de abril, os benefícios do INSS também serão mantidos, sem a necessidade de apresentação de declaração de cárcere, de CPF ou da execução do programa de Reabilitação Profissional, entre outras rotinas habituais que exigiam a presença física do segurado.

Vale destacar que medidas podem ser prorrogadas enquanto perdurar a pandemia. O INSS orienta que os contribuintes que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o órgão através do Meu INSS no site meuinss.gov.br ou ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado de 7h às 22h horas.

Leia Também: Recebimento do ‘coronavoucher’ fez Receita regularizar 90 mil CPFs

A prova de vida é feita anualmente por todos aqueles segurados que recebem benefícios do INSS por meio de conta em banco ou cartão magnético. Existe ainda casos em que a prova de vida pode ser realizada na casa do segurado ou no hospital. Esta forma também está suspensa.

A decisão é válida também para aqueles que moram no exterior. Mas ainda não foi destacado como vai ficar a situação dos segurados depois que a suspensão tiver fim. Para estes dois públicos, medida de garantia do repasse do valor também está mantida.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!