Concurso para Polícia Civil RJ: 864 vagas serão lançadas em breve

Estão prontos os editais para o Concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro, mas por conta da pandemia causada pelo coronavírus ainda não há uma data para a publicação dos documentos. As informações foram dadas pelo delegado Marcus Vinicius Braga, secretário-geral da PUC RJ, em uma rede social.

Concurso para Polícia Civil RJ: 864 vagas serão lançadas em breve
Concurso para Polícia Civil RJ: 864 vagas serão lançadas em breve (Montagem: FDR)

Inicialmente, a expectativa era que a publicação dos editais fossem realizadas no mês de março, mas o início da pandemia atrasou esse processo, ainda que com os documentos prontos.

Leia também: EMPREGO: Recife lança edital selecionando 40 médicos para hospital de campanha

Além disso, ele afirmou que em abril também não poderia ser lançado, sendo assim, a expectativa é que o edital seja publicado apenas no mês de maio. Porém, o delegado preferiu não fixar uma data

“Os editais estão prontos e, assim que este momento de pandemia passar, iremos lançá-los”, afirmou o secretário.

O concurso da Polícia Civil RJ vai ofertar 864 vagas para os cargos de nível fundamental, médio e superior. 

As vagas são para as carreiras de Delegado (que será o primeiro edital a ser publicado pela banca Acesso), Inspetor, Auxiliar de Necropsia, Técnico de Necropsia, Perito Criminal e Perito Legista (que terão como a banca o Instituto AOCP). Agora, é esperar a pandemia passar para a publicação dos documentos.

Os salários da Polícia civil variam de acordo com sua especialidade, com valores ficando entre R$ 4.174,34 a R$ 18.157,73. Para todas as especialidades, há a inclusão do auxílio-alimentação.

O governo já escolheu as bancas que vão realizar o concurso, mas só será confirmado após a pandemia do Covid-19.

A orientação do governo estadual e do Ministério da Saúde é para manter o isolamento social e evitar as aglomerações, o que seria evitado caso houvesse a realização das provas nos próximos dias. 

Desde o mês de março, a polícia civil do estado adotou o trabalho remoto para os servidores e funcionários administrativos.

Leia também: Ibovespa sobe nesta 2°-feira na contramão dos americanos

Além disso, os profissionais com mais de 60 anos e transplantados também estão realizando suas funções por meio de teletrabalho.