Simulador de aposentadoria INSS: passo a passo para acessar o sistema ATUALIZADO

Se você gostaria de inserir suas informações no simulador de aposentadoria, já pode voltar a fazê-la no site do INSS. A calculadora que ficou indisponível por um período, está de volta já atualizada com as novas regras que foram aprovadas pela reforma da previdência.

Simulador de aposentadoria INSS: passo a passo para acessar o sistema ATUALIZADO
Simulador de aposentadoria INSS: passo a passo para acessar o sistema ATUALIZADO (Foto: Google)

A calculadora do INSS é a ferramenta que faz uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado que constam nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, isso quer dizer, quanto tempo falta para o trabalhador se aposentar.

Leia Mais: ATENÇÃO! INSS libera R$1.045 para quem aguarda auxílio doença; veja como pedir

Se existir algum vínculo que por alguma razão não conste nos registros previdenciários, é possível fazer a inclusão manual deles no simulador de aposentadoria.

A calculadora pode ser acessada através do portal Meu INSS pela internet e também pelo aplicativo de mesmo nome. O App está disponível para Android. Usuários do sistema IOS (iPhone), precisam esperar uma atualização esta semana, conforme informações do INSS.

Para este procedimento é necessário que o usuário tenha cadastro no Meu INSS. No simulador, o segurado pode fazer sete tipos diferentes de cálculos, sendo dois para aposentadoria por idade e cinco para aposentadoria por tempo de serviço.

Para fazer a simulação do valor do seu benefício é preciso calcular primeiro o seu tempo de contribuição. Além desta informação, será necessário que você informe todas as suas contribuições desde de julho do ano de 1994 em diante. Se por acaso não possua estas informações, basta acessar o Extrato Previdenciário no Meu INSS e fazer a consulta ao documento

A reforma da previdência aprovada no ano passado, impôs várias alterações nas regras da aposentadoria no Brasil, e estabeleceu uma idade mínima para a solicitação do benefício, entre outras novas regras.

Leia Mais: Valor do Bolsa Família neste mês será 3x MAIOR

O INSS reforça que a calculadora serve apenas como um meio de simulação. A análise valida perante ao instituto é feita exclusivamente por eles.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.