Vai comprar online? Veja dicas importantes para não cair em golpes

Ao decidir comprar online é possível que você encontre estoque em mais de uma loja. Mas, nem sempre o melhor negócio é o item que está com o preço mais baixo. Esse tipo de análise e comparação é necessário em tempos em que o delivery, e a busca virtual cresceram.

Vai comprar online? Veja dicas importantes para não cair em golpes
Vai comprar online? Veja dicas importantes para não cair em golpes (Imagem:Reprodução/Google)

Por conta da pandemia do coronavírus, neste momento as compras estão sendo realizadas, em sua maioria, pela internet e aplicativos. 

Leia Também: Estes clientes da Caixa terão prioridade no saque dos R$600

Dicas para evitar problemas na hora de comprar online

  • Onde e como comprar

A compra pode ser realizada pelo computador ou pelo celular, basta tomar os cuidados necessários na hora de escolher a forma de pagamento e ter uma compra segura.

A primeira dica é usar apenas aplicativos oficiais. Faça o download do aplicativo da loja na Play Store ou da App Store, nunca baixe por meio de links suspeitos.

Verifique se o site é verdadeiro, se o endereço mostrado na barra do navegador é realmente o site oficial da loja. Isso, pois há inúmeros casos de ofertas falsas, principalmente nas publicações que são patrocinadas nas redes sociais.  

Para se proteger mantenha as atualizações automáticas e antivírus no computador. O celular é mais seguro que computador e não precisa de antivírus, desde que você não instale apps de fontes desconhecidas. Não desative os mecanismos de atualização automática.

Faça comparação dos preços, algumas lojas oferecem descontos especiais para visitantes que chegam a partir de sites de comparação dos valores. 

  • Frete

O frete muita vezes é uma “pegadinha” das compras on-line, por conta da extensão territorial do Brasil. Observe os seguintes detalhes:

Valor do frete: o frete em uma oferta mais barata pode deixar ela mais cara que outras ofertas que seriam menos vantajosas. Sempre considere o preço do frete antes de decidir onde comprar.

Prazo do frete: O prazo varia dependendo da distância entre você e a loja. Preste muita atenção antes de confirmar a compra.

Filtro por localização: alguns sites que listam produtos de várias lojas normalmente trazem um filtro de região. Use esse filtro para encontrar lojas próximas e evite de pagar fretes e receber o produto com mais agilidade.

Transportadora: muitas lojas informam o nome da transportadora que será responsável pelo serviço e permitem que você opte por uma transportadora de sua preferência. 

Leia Também: Finalmente: Pagamento do auxílio de R$600 começa essa semana; veja quem recebe

  • Formas de pagamento

Se for possível, a melhor forma de pagamento é o cartão de crédito, isso por possuir recursos de segurança para que se você tiver problemas consiga reaver o seu dinheiro. Além disso, se o produto não for entregue, chegue de maneira diferente e entre outros problemas, pode ser devolvido.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA