Começa hoje o pagamento do auxílio emergencial. A partir dessa quinta-feira (9), os brasileiros registrados no Cadastro Único poderão retirar o valor de R$ 600 ofertado pelo governo federal para amenizar os efeitos da crise gerada pelo Covid-19. O benefício será depositado nas contas dos segurados, que podem ou não ter acesso ao Cartão Cidadão.
A documentação, desenvolvida pelo poder público, não será utilizada como fonte de liberação. No entanto, aqueles que forem portadores do mesmo e estiverem com os dados devidamente atualizados no Cad-Único terão a quantia depositada automaticamente.
Nesse caso, os saques poderão ser realizados por meio da Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil, sob a apresentação do cartão das instituições.
Leia também: Estou desempregado, tenho direito aos R$600? VEJA AQUI!
Apesar de estar vinculado ao governo federal, o cartão cidadão não será utilizado como ferramenta para o pagamento, tendo em vista que a proposta é minimizar o número de pessoas nas agências bancárias.
Se o documento fosse solicitado, a população teria que apresenta-lo nas unidades físicas, intensificando o número de contágio da pandemia.
Liberação do auxílio emergencial
Ao longo do dia, o ministério da economia está realizando os depósitos para milhares de brasileiros. Nesse primeiro momento, receberão aqueles que forem correntistas da Caixa ou do Banco do Brasil e já tiverem os dados registrados na plataforma pública.
Na sequência, será a vez daqueles que também estão cadastrados, mas são portadores de contas em outros bancos, como o Santander, Bradesco, Itaú, entre outros. Depois, os valores passarão a ser concedidos para os últimos registrados no aplicativo ‘Caixa Auxilio Emergencial’ e por fim para os beneficiários do Bolsa Família.
Solicitação do cartão cidadão
Com as unidades de atendimento presenciais fechadas, os brasileiros que desejarem ter acesso ao cartão cidadão para administrar os benefícios sociais, precisarão solicita-los por meio do telefone 0800 726 0207.
Leia também: Aprovado! Crédito de até R$2,4 milhões para micro e pequenas empresas
O serviço, por enquanto, não está sendo realizado online. Para poder dar entrada no processo, recomenda-se que o interessado tenha em mãos o número do seu NIS (Número de Identificação Social) e demais dados como registro de nascimento e CPF. A entrega do mesmo é feita por meio dos Correios, a partir do endereço informado na solicitação.