Caixa anuncia 3 grandes mudanças no oferecimento de crédito imobiliário

Novidades para brasileiros e empresas que desejam dar entrada na tão sonhada casa própria. Isto porque a Caixa Econômica Federal divulgou nesta quinta-feira (9) novas medidas para o mercado de crédito imobiliário. Mudanças serão válidas a partir da próxima segunda-feira (13).

Caixa anuncia 3 grandes mudanças no oferecimento de crédito imobiliário (Reprodução/Internet)
Caixa anuncia 3 grandes mudanças no oferecimento de crédito imobiliário (Reprodução/Internet)

Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, destacou que incluiu três principais ações tanto para pessoas físicas quanto para as construtoras:

  • Alterações na carência para novos financiamentos;
  • Aumento do tempo de pausa nos contratos;
  • Renegociação de dívidas.

Leia Também: Receita orienta como regularizar CPF e faz alerta importante sobre atendimento

De acordo com os detalhes apresentados, as ações irão somar R$ 43 bilhões em recursos no mercado imobiliário nos próximos meses. Alterações poderão beneficiar mais de 5 milhões de famílias e preservar cerca de 1,2 milhão de empregos.

Alterações para pessoas físicas

Destinada para cidadãos comuns, a Caixa alterou alguns pontos relacionado ao financiamento de imóveis, a exemplo da pausa de 90 dias no financiamento habitacional, para clientes adimplentes ou com até duas parcelas em atraso, incluindo os contratos em obra.

Aqueles que já solicitaram a prorrogação da medida por dois meses terão a ampliação automática para três meses. Ação é destinada considerando a situação atual do país no qual enfrenta a pandemia do novo coronavírus. A medida pode ser ampliada, caso necessário.

Leia Também: Banco Original revoluciona e aumenta VALOR do ‘coronavoucher’ para clientes

Além desta alteração, a Caixa anunciou que clientes nos quais utilizam o FGTS para pagar parte das parcelas do financiamento também poderão solicitar uma pausa no pagamento da parte não coberta pelo FGTS da prestação, por 90 dias.

Mas os que não desejam, podem continuar pagando as parcelas, mas com redução do valor por 90 dias. Só podem aderir a esta opção clientes adimplentes ou com até duas parcelas em atraso.

A Caixa também oferece carência de 180 dias para contratos de financiamento de imóveis novos. Clientes que constroem com financiamento da Caixa (construção individual) será permitida a liberação antecipada de até duas parcelas, sem a vistoria.

A Caixa anunciou ainda a renegociação de contratos com clientes em atraso entre 61 e 180 dias, permitindo pausa ou pagamento parcial das prestações. Também foram anunciadas outras medidas relacionadas à empresas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!