Receita orienta como regularizar CPF e faz alerta importante sobre atendimento

Nesta quarta-feira (8), a Receita Federal esclareceu por meio de nota que o volume de acessos ao aplicativo da Caixa pode ter feito com que alguns cidadãos não conseguissem realizar o seu cadastro para receber o auxílio emergencial de R$600.

Receita orienta como regularizar CPF e faz alerta importante sobre atendimento
Receita orienta como regularizar CPF e faz alerta importante sobre atendimento (Imagem:Reprodução/Google)

O pagamento do auxílio se inicia hoje (9) para aqueles que já estão inscritos no Cadastro Único e que têm conta na Caixa Econômica ou Banco do Brasil.

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A Receita orienta ainda que as pessoas que tentarem acessar o aplicativo em diferentes períodos do dia podem obter mais sucesso. E chama a atenção para que as informações solicitadas, como CPF, data de nascimento e nome da mãe sejam as mesmas informações da sua base de dados.

Mas, se o problema persistir, os usuários devem consultar a situação do seu CPF no site da Receita no endereço: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp.

“Se o CPF estiver regular, qualquer restrição apresentada pelo aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial não deve estar relacionada a uma pendência com a Receita Federal”, diz a Receita. 

Durante os primeiros dias da megaoperação de cadastramento dos que estão fora do cadastro único de programa sociais, foram computados relatos de quem não conseguiu finalizar o pedido por conta do CPF. A regularidade cadastral é um do requisitos para a solicitação do benefício.

Ao insistir na realização do cadastro, caso o aplicativo negue novamente o pedido, a Receita informa que o cidadão deve consultar a sua situação cadastral. 

Isso pode ser realizado por meio da internet, no site da Receita. Se o cidadão verificar a necessidade de regularização de dados do CPF, é possível fazer essa atualização de forma online e gratuita pelo site da Receita, por meio das seguintes opções:

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Em último caso, devem procurar atendimento nas unidades da Receita:

“Tendo em vista a pandemia da Covid-19, informamos que o atendimento presencial em nossas unidades está sendo realizada de forma excepcional”, diz a nota da Receita.