Sem inscrição no CadÚnico? Veja quando recebe auxílio emergencial e como pedir

O auxílio emergencial, ofertado pelo governo federal para conter os efeitos do Covid-19, será liberado para os brasileiros desempregados, microempreendedores e autônomos de baixa renda. Seu cronograma oficial já foi divulgado e se estenderá até o mês de maio. Terão preferencia no pagamento, os brasileiros que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), confira abaixo como acessar o aplicativo.

Sem inscrição no CadÚnico? Veja quando recebe auxílio emergencial e como pedir (Imagem: Reprodução - Google)
Sem inscrição no CadÚnico? Veja quando recebe auxílio emergencial e como pedir (Imagem: Reprodução – Google)

Desenvolvida em parceria com a Caixa Econômica, a ferramenta é gratuita e pode ser acessada em qualquer celular IOS ou Android. São obrigados a preencher o formulário apenas quem não tem inscrição no Cadastro Único.

Para baixar o sistema, basta ir nas lojas de aplicativos dos aparelhos ou clicar nos seguintes links:

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio

iPhone: https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331

Antes de efetuar o cadastro, certifique-se de que trata-se do aplicativo oficial, tendo em vista que já há muitas fraudes em circulação. Seu nome é “Caixa Auxílio Emergencial” e tem a validação do governo federal.

Preenchimento do formulário

Ao instalar o app no celular é preciso dar início ao preenchimento dos dados. O aplicativo solicitará informações como: nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Na sequência, deverá repassar também seus comprovantes de renda e situação de emprego.

Leia também: COMEÇA HOJE: Pagamento dos R$600 a informais inscritos no CadÚnico

A próxima etapa é feita como uma avaliação familiar. Para isso, o usuário deverá informar o número de pessoas que morem em sua casa, nível de dependência, idades e o quantitativo de chefes de família.

Registro Bancário

Quanto ao funcionamento do pagamento, o candidato deve informar se tem conta corrente ou poupança em alguma instituição financeira e repassar os dados bancários. Aqueles que não forem vinculados a algum banco, precisarão criar uma conta digital pela Caixa.

Para isso, basta informar mais alguns dados, como o número da identidade e carteira de habilitação. O registro será gratuito e não cobrará taxas de manutenção, anuidade ou juros.

Por fim, basta confirmar a ação, esperar receber o código de acompanhamento da aprovação e monitorar o calendário da liberação.

Não tenho registro no CadÚnico, e agora?

A inscrição no Cadastro Único não garante o acesso imediato ao auxílio de R$600. Na verdade, esse banco de dados está sendo usado para conferir os dados informados pelos cidadãos.

Além disso, com as informações do CadÚnico o governo consegue ter acesso as respostas que são preenchidas no aplicativo. Por exemplo: nome completo, CPF, renda, dados bancários e situação empregatícia.

Por isso, o pagamento para quem faz parte do programa acontece primeiro. No entanto, não estar inscrito não significa perder a chance de receber o benefício, apenas será preciso aguardar um pouco mais.

Calendário do auxílio emergencial

Primeiro pagamento

  • Pessoas registradas no Cadastro Único com conta no Banco do Brasil ou Caixa: 9 de abril
  • Pessoas registradas no Cad-Único, correntistas em outros bancos: 14 de abril
  • Pessoas sem registro no CadÚnico, MEI, autônomos e desempregados: 14 de abril
  • Inscritos no Bolsa Família: a partir de 16 de abril

Leia também: Covid-19: 2 milhões de requerimentos pedem suspensão de dívidas em bancos

Segundo pagamento

  • Nascidos em janeiro, fevereiro e março: 27 de abril
  • Nascidos em abril, maio e junho: 28 de abril
  • Nascidos em julho, agosto e setembro: 29 de abril
  • Nascidos em outubro, novembro e dezembro: 30 de abril
  • Beneficiários do Bolsa Família: 18 de maio

Terceiro pagamento:

  • Nascidos em janeiro, fevereiro e março: 26 de maio
  • Nascidos em abril, maio e junho: 27 de maio
  • Nascidos em julho, agosto e setembro: 28 de maio
  • Nascidos em outubro, novembro e dezembro: 29 de maio
  • Beneficiários do Bolsa Família: 17 de junho

 

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.