4 mudanças do INSS durante a quarentena que vão AFETAR você

Com as recomendações de se evitar aglomerações e de se manter o isolamento social, medidas estão sendo tomadas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. As agências do INSS estão fechadas. Com isso, a orientação do instituto é que os segurados utilizem o aplicativo Meu INSS para resolver pendências ou obter informações.

4 mudanças do INSS durante a quarentena que vão afetar você
4 mudanças do INSS durante a quarentena que vão afetar você (Foto: Google)

Confira quatro mudanças no INSS

Leia Mais: Coronavírus: trabalhadores infectados não precisam apresentar atestado em novo prazo

  • Agências Fechadas

Como foi dito, todas as agências estão fechadas e é recomendado o uso do aplicativo e site Meu INSS para os segurados. Para quem preferir, basta ligar para o número 135. O horário de funcionamento da central é de segunda a sábado das 7:00 as 22:00.

  • Meu INSS

O aplicativo Meu INSS está disponível para celulares e tablets e também através do portal que pode ser acessado em computadores. O portal agiliza o tempo de quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.

O segurado pode consultar e acompanhar todas as suas informações de vida profissional, como por exemplo, dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

Tanto no aplicativo quanto quanto no site Meu INSS, os beneficiários podem formular pedidos, consultar e também acompanhar o andamento de processos.

Outras facilidades encontradas no aplicativo são a simulação da aposentadoria, envio de documentação, consulta de vínculos trabalhistas e extratos de recolhimento. O calendário de pagamento dos benefícios também está disponível.

Para baixar o aplicativo, vá na loja de aplicativos de seu celular e procure por Meu INSS. Após o download, faça o cadastro com as informações pedidas ou vá para o login se já for registrado.

  • Adiamento De Cronogramas e Bloqueios

O INSS está colocando em prática várias medidas para se evitar a proliferação do coronavírus. Uma delas é o adiamento por 120 dias do cronograma de bloqueios de pagamentos e suspensão do BPC como forma de evitar deslocamentos de pessoas que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus como por exemplo, os idosos.

  • Prova de Vida

Também ficou suspenso por 120 dias a realização da prova de vida, processo responsável por identificar a vitalidade dos aposentados e pensionistas que recebem os salários.

Leia Mais: Coronavoucher vai incluir motorista de app, taxista e mais profissionais!

Neste momento é importante seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde e permanecer em casa. O Meu INSS está a disposição para resolução do que for possível neste momento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.