Pagamento do Imposto de Renda 2020 foi prorrogado em nova data; confira!

A data de pagamento da primeira cota do Imposto de Renda 2020 foi adiada pela Receita Federal. Além disso, também foi retirada a exigência de informar o número de recibo de entrega da última declaração. 

Pagamento do Imposto de Renda 2020 foi prorrogado em nova data; confira!
Pagamento do Imposto de Renda 2020 foi prorrogado em nova data; confira! (Imagem:Montagem/FDR)

Essas medidas foram tomadas por conta do adiamento do prazo final da entrega da declaração, que passou do dia 30 de abril para o dia 30 de junho, conforme anunciado na quarta-feira (1).

Leia Também: Calendário das restituições do IRPF 2020 não é alterado; saiba quando vai receber

Em nota divulgada nesta quinta-feira (2), a Receita informou como vão funcionar as novas datas. 

“Como consequência, a data do débito automático da 1ª cota passa de 10 de abril para o dia 10 de junho e as datas permitidas para o débito automático das demais cotas passam a ser aquelas compreendidas entre 11 de junho (originalmente era 11 de abril) e o último dia do prazo, agora, dia 30 de junho de 2020, informou.

Com relação a anulação do recibo do ano anterior, a Receita informou que haviam contribuintes que se dirigiam às unidades de atendimento do órgão para pegar o número do recibo da última declaração. Seja pelo fato de terem perdido a versão impressa ou não possuírem acesso à mídia ou ao computador em que estava armazenando o recibo.

Com a suspensão da obrigatoriedade, o objetivo é evitar que hajam aglomerações e incentivar os contribuintes a cumprirem a quarentena. Evitando que esses precisem comparecer até unidades da Receita, de instituições bancárias e escritórios de contabilidade.

Restituição do Imposto de Renda 2020

Na quinta-feira (2), o secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, afirmou que o governo vai manter o cronograma de restituição do Imposto de Renda 2020. Com isso, o primeiro lote de restituição será pago em 29 de maio.

A Receita diminuiu o número de lotes a serem pagos de 7 para 5, sendo assim, os pagamentos serão realizados até o mês de setembro. 

Leia Também: IPVA e IPTU do DF 2020 são adiados por 90 dias! Veja novas datas

Segundo a instituição, o valor total das restituições do primeiro lote será de R$2 bilhões. Priorizando idosos e pessoas com deficiência.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA