IPTU 2020 de Campos dos Goytacazes foi prorrogado! Veja nova data

Coronavírus segue modificando datas de pagamento em todo o território nacional. Na última terça-feira (31), a prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, anunciou que irá prorrogar o prazo do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU 2020). A prestação de contas que deveria ocorrer nos próximos dias, foi remarcado para 10 de julho. Os contribuintes têm acesso aos carnês por meio do site do município e podem quitar o débito online, pelo aplicativos das instituições financeiras.

IPTU 2020 de Campos dos Goytacazes foi prorrogado! Veja nova data (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU 2020 de Campos dos Goytacazes foi prorrogado! Veja nova data (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo os gestores, a ação levou em consideração a atual crise econômica que está afetando todo o país. Além disso, de acordo com a prefeitura, os moradores não devem se sujeitar ao risco de estarem saindo de casa para ir até as agências bancárias.

Novos prazos do IPTU 2020

Além de modificar a data do IPTU 2020, a região também terá mais prazo para pagar o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – FIXO (ISSQN-fixo). O vencimento, marcado para o dia 18 de março, foi adiado para o fim deste mês, especificamente no dia 30.

Leia também: IPTU 2020: cidades de Santa Catarina adaptam pagamento na crise

O pagamento dos documentos de arrecadação deverá ocorrer de forma parcelada, com datas marcadas para 10 de julho e 10 de agosto.

“É a segunda vez que prorrogamos esses pagamentos e tomamos essa decisão para resguardar a saúde da nossa população. Evitar que, nesse momento em que o isolamento social é o recomendável, o contribuinte tenha que sair à rua para efetuar esse pagamento”, declarou o prefeito Rafael Diniz.

Os cidadãos ganharão mais tempo também para quitar a Certidão Negativa de Débito (CND) ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa (CPEN). Para esses pagamentos, o vencimento que aconteceria entre 18 março e 30 de abril, terão mais 30 dias cada.

Leia também: Dólar aponta para crise com casas de câmbio em desespero

Foram cancelados também, temporariamente, a aplicação de novas cobranças administrativas, o encaminhamento de Certidões da Dívida Ativa para protestos em cartórios e a instauração de procedimentos de exclusão de parcelamentos vigentes. Tais taxações ficarão suspensas pelos próximos 90 dias.

Com as ações, a gestão municipal espera que os habitantes consigam acumular recursos para enfrentar os principais meses da crise gerada pelo Covid-19. De acordo com o prefeito, a principal prioridade nesse momento é manter o funcionamento dos serviços básicos de segurança e saúde pública.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.