IOF fica suspenso pelos próximos 90 dias em decisão histórica; entenda!

Mudanças nas tributações nacionais. Nessa quarta-feira (01), o secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, anunciou que irá zerar temporariamente a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre operações de crédito. Segundo ele, as taxações ficarão suspensas por 90 dias, de modo que possa fomentar a solicitação de empréstimos durante o período da crise.

IOF fica suspenso pelos próximos 90 dias em decisão histórica; entenda! (Imagem: Reprodução - Google)
IOF fica suspenso pelos próximos 90 dias em decisão histórica; entenda! (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com o secretário, a iniciativa proporcionará mais margem para que os micro empresários possam solicitar recursos as instituições financeiras. Anteriormente a decisão, o IOF voltado para o setor crediário era de 3% ao ano.

Leia também: Declaração do IRPF 2020: contribuintes ganham mais tempo para entregar

Ele relembrou que o governo do estado, para compor a proposta, vem aumentando consideravelmente o números de linhas de empréstimo com juros ainda mais baixos. A decisão acarretará em uma despesa média de R$ 7 bilhões aos cofres da união.

“Total desoneração do IOF que incide sobre as operações de crédito. O governo vai iniciar um amplo programa de linhas de crédito diferenciadas e especiais para atender às empresas, ao setor produtivo, com juros reduzidos”, afirmou Tostes Neto.

Desse modo, espera-se principalmente que os microempresários, classe mais afetada pela crise, consiga recursos para sustentar seus negócios. Para a categoria, em específico, o governo alterou também as datas de pagamento das contribuições do Simples Nacional e reduziu as taxações obrigatórias do sistema.

Mudanças no IRPF 2020

Durante a coletiva, Tostes anunciou também a confirmação de um novo prazo para o envio do Imposto de Renda. A data prevista para o dia 30 de abril foi prorrogada até 30 de junho, ofertando mais 60 dias para os brasileiros quitarem suas dívidas.

Leia também: Bolsa Família em São Luís (MA) vai receber abono no salário

Segundo o secretário, a decisão foi tomada tendo em vista que apenas 27% das pessoas conseguiram enviar as declarações. Ele alegou que, com o fechamento de diversos serviços, incluindo agências bancárias e cartórios, os contribuintes estão tendo dificuldade para coletar os documentos necessário para o envio do IRPF.

“Esse diferimento, o conjunto dessas quatro contribuições, representa nos dois meses, um valor estimado de R$ 80 bilhões, e também serão injetados no fluxo de caixas desse universo de empresas por conta desse diferimento”, afirmou Tostes Neto, ponderando os gastos futuros.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA