IOF fica suspenso pelos próximos 90 dias em decisão histórica; entenda!

Mudanças nas tributações nacionais. Nessa quarta-feira (01), o secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, anunciou que irá zerar temporariamente a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre operações de crédito. Segundo ele, as taxações ficarão suspensas por 90 dias, de modo que possa fomentar a solicitação de empréstimos durante o período da crise.

IOF fica suspenso pelos próximos 90 dias em decisão histórica; entenda! (Imagem: Reprodução - Google)
IOF fica suspenso pelos próximos 90 dias em decisão histórica; entenda! (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com o secretário, a iniciativa proporcionará mais margem para que os micro empresários possam solicitar recursos as instituições financeiras. Anteriormente a decisão, o IOF voltado para o setor crediário era de 3% ao ano.

Leia também: Declaração do IRPF 2020: contribuintes ganham mais tempo para entregar

Ele relembrou que o governo do estado, para compor a proposta, vem aumentando consideravelmente o números de linhas de empréstimo com juros ainda mais baixos. A decisão acarretará em uma despesa média de R$ 7 bilhões aos cofres da união.

“Total desoneração do IOF que incide sobre as operações de crédito. O governo vai iniciar um amplo programa de linhas de crédito diferenciadas e especiais para atender às empresas, ao setor produtivo, com juros reduzidos”, afirmou Tostes Neto.

Desse modo, espera-se principalmente que os microempresários, classe mais afetada pela crise, consiga recursos para sustentar seus negócios. Para a categoria, em específico, o governo alterou também as datas de pagamento das contribuições do Simples Nacional e reduziu as taxações obrigatórias do sistema.

Mudanças no IRPF 2020

Durante a coletiva, Tostes anunciou também a confirmação de um novo prazo para o envio do Imposto de Renda. A data prevista para o dia 30 de abril foi prorrogada até 30 de junho, ofertando mais 60 dias para os brasileiros quitarem suas dívidas.

Leia também: Bolsa Família em São Luís (MA) vai receber abono no salário

Segundo o secretário, a decisão foi tomada tendo em vista que apenas 27% das pessoas conseguiram enviar as declarações. Ele alegou que, com o fechamento de diversos serviços, incluindo agências bancárias e cartórios, os contribuintes estão tendo dificuldade para coletar os documentos necessário para o envio do IRPF.

“Esse diferimento, o conjunto dessas quatro contribuições, representa nos dois meses, um valor estimado de R$ 80 bilhões, e também serão injetados no fluxo de caixas desse universo de empresas por conta desse diferimento”, afirmou Tostes Neto, ponderando os gastos futuros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.