Nessa semana, o governo federal anunciou que irá liberar o pagamento do coronavoucher para os brasileiros que estiverem registrados no Cadastro Único. Trata-se de uma plataforma social onde o poder público desenvolve uma espécie de banco de dados para ter acesso às informações de moradia e renda da população. Seu login é inteiramente gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa por meio das plataformas abaixo, como o Consulta Cidadão.

Consulta Cidadão: acesse e veja se está no CadÚnico (Imagem: Reprodução - Google)
Consulta Cidadão: acesse e veja se está no CadÚnico (Imagem: Reprodução – Google)
publicidade

Como conferir se está cadastrados no CadÚnico

Pelo site no Consulta Cidadão

Antes de mais nada, o usuário deve acessar o site do CadÚnico por meio do link: aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/.

Ao abrir a página, ele encontrará um formulário de registro que solicitará o preenchimento com os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e o município onde reside.

Leia também: Passo a passo para fazer o Cadastro Único e receber R$600 do governo

Na sequência, quando concluir todos os quesitos, precisará clicar na função emitir para poder conferir se seu nome está presente na plataforma ou não.

De acordo com o planejador financeiro da Par Mais, Jailon Giacomelli, há casos em que a primeira busca não apresenta os dados de forma imediata. Nessa situação, ela recomenda que a pessoa busque por meio da variação de seu nome, como por exemplo: Maria Eduarda Andrade, Eduarda Andrade ou Maria Andrade.

Aplicativo

Quem desejar consultar de forma mais rápida e prática pode baixar o aplicativo Meu CadÚnico. A ferramenta é gratuita e está disponível para todos os aparelhos na versão IOS e Android. Basta acessar a loja de compras do celular e instalar o programa.

Na sequência, o usuário deve clicar em entrar e cadastrar suas informações, sendo elas: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.

Leia também: Tesouro Direto AINDA é uma boa opção de investimento? Veja aqui!

Consulta telefônica

Por fim, há também a oportunidade de consultar por meio do telefone 0800 707 2003. O cidadão deve ouvir o menu informado pela atendente eletrônica e selecionar a opção 5.

Por fim, precisará informar os mesmos dados acima de modo que possa ser repassado para um servidor que irá lhe informa-lo sobre o andamento de seu cadastro na plataforma.

A ligação é gratuita e deve ser feita por meio de um telefone fixo ou móvel, entre as 7h e às 19h, de segunda a sexta-feira.

 

COMENTÁRIOS

Maria Eduarda Andrade, mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.