Consulta Cidadão: acesse e veja se está no CadÚnico

Nessa semana, o governo federal anunciou que irá liberar o pagamento do coronavoucher para os brasileiros que estiverem registrados no Cadastro Único. Trata-se de uma plataforma social onde o poder público desenvolve uma espécie de banco de dados para ter acesso às informações de moradia e renda da população. Seu login é inteiramente gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa por meio das plataformas abaixo, como o Consulta Cidadão.

Consulta Cidadão: acesse e veja se está no CadÚnico (Imagem: Reprodução - Google)
Consulta Cidadão: acesse e veja se está no CadÚnico (Imagem: Reprodução – Google)

Como conferir se está cadastrados no CadÚnico

Pelo site no Consulta Cidadão

Antes de mais nada, o usuário deve acessar o site do CadÚnico por meio do link: aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/.

Ao abrir a página, ele encontrará um formulário de registro que solicitará o preenchimento com os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e o município onde reside.

Leia também: Passo a passo para fazer o Cadastro Único e receber R$600 do governo

Na sequência, quando concluir todos os quesitos, precisará clicar na função emitir para poder conferir se seu nome está presente na plataforma ou não.

De acordo com o planejador financeiro da Par Mais, Jailon Giacomelli, há casos em que a primeira busca não apresenta os dados de forma imediata. Nessa situação, ela recomenda que a pessoa busque por meio da variação de seu nome, como por exemplo: Maria Eduarda Andrade, Eduarda Andrade ou Maria Andrade.

Aplicativo

Quem desejar consultar de forma mais rápida e prática pode baixar o aplicativo Meu CadÚnico. A ferramenta é gratuita e está disponível para todos os aparelhos na versão IOS e Android. Basta acessar a loja de compras do celular e instalar o programa.

Na sequência, o usuário deve clicar em entrar e cadastrar suas informações, sendo elas: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.

Leia também: Tesouro Direto AINDA é uma boa opção de investimento? Veja aqui!

Consulta telefônica

Por fim, há também a oportunidade de consultar por meio do telefone 0800 707 2003. O cidadão deve ouvir o menu informado pela atendente eletrônica e selecionar a opção 5.

Por fim, precisará informar os mesmos dados acima de modo que possa ser repassado para um servidor que irá lhe informa-lo sobre o andamento de seu cadastro na plataforma.

A ligação é gratuita e deve ser feita por meio de um telefone fixo ou móvel, entre as 7h e às 19h, de segunda a sexta-feira.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA