Consulta Cidadão: acesse e veja se está no CadÚnico

Nessa semana, o governo federal anunciou que irá liberar o pagamento do coronavoucher para os brasileiros que estiverem registrados no Cadastro Único. Trata-se de uma plataforma social onde o poder público desenvolve uma espécie de banco de dados para ter acesso às informações de moradia e renda da população. Seu login é inteiramente gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa por meio das plataformas abaixo, como o Consulta Cidadão.

Consulta Cidadão: acesse e veja se está no CadÚnico (Imagem: Reprodução - Google)
Consulta Cidadão: acesse e veja se está no CadÚnico (Imagem: Reprodução – Google)

Como conferir se está cadastrados no CadÚnico

Pelo site no Consulta Cidadão

Antes de mais nada, o usuário deve acessar o site do CadÚnico por meio do link: aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/.

Ao abrir a página, ele encontrará um formulário de registro que solicitará o preenchimento com os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e o município onde reside.

Leia também: Passo a passo para fazer o Cadastro Único e receber R$600 do governo

Na sequência, quando concluir todos os quesitos, precisará clicar na função emitir para poder conferir se seu nome está presente na plataforma ou não.

De acordo com o planejador financeiro da Par Mais, Jailon Giacomelli, há casos em que a primeira busca não apresenta os dados de forma imediata. Nessa situação, ela recomenda que a pessoa busque por meio da variação de seu nome, como por exemplo: Maria Eduarda Andrade, Eduarda Andrade ou Maria Andrade.

Aplicativo

Quem desejar consultar de forma mais rápida e prática pode baixar o aplicativo Meu CadÚnico. A ferramenta é gratuita e está disponível para todos os aparelhos na versão IOS e Android. Basta acessar a loja de compras do celular e instalar o programa.

Na sequência, o usuário deve clicar em entrar e cadastrar suas informações, sendo elas: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.

Leia também: Tesouro Direto AINDA é uma boa opção de investimento? Veja aqui!

Consulta telefônica

Por fim, há também a oportunidade de consultar por meio do telefone 0800 707 2003. O cidadão deve ouvir o menu informado pela atendente eletrônica e selecionar a opção 5.

Por fim, precisará informar os mesmos dados acima de modo que possa ser repassado para um servidor que irá lhe informa-lo sobre o andamento de seu cadastro na plataforma.

A ligação é gratuita e deve ser feita por meio de um telefone fixo ou móvel, entre as 7h e às 19h, de segunda a sexta-feira.

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.