Tesouro Direto AINDA é uma boa opção de investimento? Veja aqui!

Sempre visto como uma possibilidade de investimento seguro e rentável, o Tesouro Direto se popularizou muito no país nos últimos anos. Muito pela facilidade de começar a aplicar o dinheiro sem a necessidade de grandes quantias, podendo inciar a partir de R$ 35.

Tesouro Direto AINDA é uma boa opção de investimento? Veja aqui! (Reprodução/Internet)
Tesouro Direto AINDA é uma boa opção de investimento? Veja aqui! (Reprodução/Internet)

Com isso, diversos especialistas detalharam que o Tesouro Direto é o ideal para realizar um investimento seguro como uma garantia para aposentadoria ou outros planos. Mas, mesmo com todas as facilidades, o programa do Tesouro Nacional do Brasil teve um decréscimo em pouco tempo.

Leia Também: Simulador do Tesouro Direto ajuda a descobrir se investimento vale a pena

Essa movimentação tem sido observada recentemente, mas já tem ligado o sinal de alerta para investidores e os questionamentos sobre a sua garantia e efetividade já começam a surgir. As dúvidas e opiniões são diversas, mas a decisão, no final, cabe ao investidor.

Afinal, vale a pena ainda investir no tesouro direto? Se observarmos a rentabilidade a queda foi considerável nos últimos anos, quando observado os valores dos três principais métodos de aplicação no TD. Veja a comparação:

Em 2016:

  • Tesouro Selic rendia acima de 14% ao ano;
  • Tesouro IPCA batia 7.8% ao ano;
  • Taxa do Tesouro Prefixado era mais de 16% ao ano.

Em 2020:

  • Tesouro Selic rende 3,15 ao ano;
  • Tesouro IPCA está em 4% ao ano;
  • Taxa do Tesouro Prefixado varia entre 5,69% e 7,99% ao ano.

Quando observamos a rentabilidade, muitos especialistas consideram que o Tesouro Direto perdeu força e os números comprovam este ponto. Mas, mesmo assim, a segurança na aplicação ainda está sendo considerada.

A recomendação é observar as necessidades e, sobretudo, os seus objetivos na hora de investir em um título. Isto porque há diferentes métodos e tentar visualizar o melhor, como uma forma de complemento entre eles, se torna uma estratégia interessante que faz permanecer no TD.

Você não sabe quais são os melhores investimento para cada um? Especialista em economia detalha quais são os perfis corretos para cada um dos tesouros disponíveis para aplicação, a fim de identificar o melhor para seu dinheiro.

Leia Também: Dólar aponta para crise com casas de câmbio em desespero

  • Tesouro Selic: indicado para quem deseja guardar dinheiro para curto prazo e construir uma reserva de emergência. Considerável a retirada em dois anos. Sendo assim, este investimento apenas irá render o quanto a taxa Selic está valendo no momento.
  • Tesouro IPCA: indicado para investimentos a longo prazo, como compra de casa e aposentaria. Espera-se que seja efetivado em 10 anos. Varia de acordo com IPCA.
  • Tesouro Prefixado: indicado para os que desejam ter mais segurança. Ele proporciona uma garantia, porque detalha o quanto irá receber vide a duração do investimento e seu rendimento.

Com essas informações, vale ter em mente que para obter grandes lucros é preciso arriscar e o Tesouro Direto, apesar de render, não é tão considerável em relação a outros métodos. Pois, quanto maior a segurança menor a possibilidade de faturar mais com o investimento.

Ele ainda é considerado ideal para novos investidores e aqueles que não desejam deixar o dinheiro na poupança, pois não considera interessante financeiramente. A recomendação, por sua vez, é de utilizar o Tesouro Direto, mas não ficar preso a ele.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!