Calendário das restituições do IRPF 2020 não é alterado; saiba quando vai receber

Apesar de adiar a entrega das declarações, o calendário das restituições do IRPF 2020 seguirá mantido. Nessa quinta-feira (02), o secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, afirmou que o cronograma das devoluções seguirá o calendário já divulgado. Os primeiros contemplados passarão a receber a partir do dia 29 de maio.

Calendário da restituição do IRPF 2020 não é alterado; saiba quando recebe (Imagem: Reprodução - Google)
Calendário da restituição do IRPF 2020 não é alterado; saiba quando recebe (Imagem: Reprodução – Google)

Mesmo com a prorrogação no envio das declarações, as restituições deverão permanecer sendo pagas até o mês de setembro.

A ordem dos depósitos será definida de acordo com o envio da prestação de contas. Isso significa que, quanto mais cedo o imposto for declarado, mais rápido o contribuinte será restituído.

Leia também: Aprovado! Imposto de Renda 2020 será entregue em nova data

As declarações começaram a ser enviadas na primeira semana de março e até o momento, segundo a Receita Federal, apenas 27% dos brasileiros enviaram seus dados.

De acordo com o secretário, a decisão de manter o calendário das restituições do IRPF 2020 nas datas previstas tem como finalidade ofertar mais recursos para que os brasileiros lidem com a crise gerada pelo Covid-19.

Ele ainda afirmou que a antecipação, em comparação com o ano de 2019, deverá ser vista como uma forma de incentivo para que a população declare seus impostos dentro do prazo. Com os valores arrecadados, o governo financiará as ações de contenção da pandemia.

Considerando a situação excepcional, decidimos manter o cronograma de restituições previsto anteriormente. Nos anos anteriores, começava em junho e ia até dezembro. Neste ano, já havíamos antecipado para maio e terminando em setembro. Vamos manter esse cronograma previsto inicialmente, mesmo com a prorrogação dos prazos de entrega“, explicou Tostes Neto.

Leia também: Valor do seguro desemprego: saiba quanto tem direito a receber

Calendário de restituições do IRPF 2020:

Valor das restituições

Nesse primeiro lote, o governo federal deverá desembolsar cerca de R$ 2 bilhões para custear as restituições do IRPF. Serão priorizados idosos, pessoas com deficiência e portadores de doenças.

Na sequência, o pagamento passará a ser ofertado para os demais contribuintes, levando em consideração a ordem de envio das declarações. O valor total deverá ficar em torno de R$ 26 bilhões.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile