MEC lança plataforma com 30 mil cursos em EAD gratuitos

Em tempos de pandemia e quarentena, milhares de brasileiros estão buscando oportunidades de ensino a distância. Pensando nisso, o Ministério da Educação (MEC) está ofertando mais de 31,7 mil vagas em cursos EaD. As aulas são para qualificações profissionais e técnicas e podem ser assistidas via acesso remoto. Os interessados devem fazer uma inscrição gratuita, por meio do portal no programa, podendo obter uma carga horaria de até 800 hora aula.

MEC lança plataforma com 30 mil cursos em EAD gratuitos (Imagem: Reprodução - Google)
MEC lança plataforma com 30 mil cursos em EAD gratuitos (Imagem: Reprodução – Google)

Nesse momento, são mais de 14 mil vagas disponíveis para cursos das mais diferentes áreas. Programação, ferramentas de gestão, administração e mais. Apesar da divulgação recente, a iniciativa está em andamento desde o ano passado e espera formar mais de 78 mil alunos do nível profissional e técnico em todo o país.

Leia também: Contrato Verde e Amarelo recebe novidades para incetivo à emprego

Como participar dos cursos do MEC

A inscrição acontece por meio do site do programa. O usuário deve informar seu estado, município e selecionar a especialidade e nível de escolaridade que deseja se qualificar. Na sequência, basta confirmar a matricula e conferir quais são os cursos disponíveis para a sua área de interesse.

Há aulas ligadas a área de administração, logística, meio ambiente e mais. O nível de aprofundamento e metodologia de ensino varia de acordo com cada disciplina que será ministrada inteiramente pela plataforma.

Os alunos, entre outras coisas, contam com apostilas de atividades, indicações de leituras, aulas ao vivo, gravações e mais. No caso dos cursos de qualificação imediata, a duração é de aproximadamente 160 horas.

Demais redes de ensino

O portal fornece ainda uma lista com diversas instituições que estão ofertando cursos online, como o Senac. Nos sites é possível conferir o período de matricula, funcionamento das aulas, cronogramas, atividades, entre outras informações.

Leia também: Valor dos remédios serão CONGELADOS por 60 dias! Entenda a situação

Segundo o MEC, o reforço da plataforma nesse momento se mostra de extrema importância para incentivar a continuidade aos estudos, mesmo com as instituições fechadas.

Desde o início da pandemia, milhares de universidades, escolas e cursos públicos e particulares tiveram suas portas fechadas para evitar a proliferação do vírus.

Atualmente, a maioria dos centros de ensino estão funcionando por meio de acesso remoto, mantendo seus cronogramas de atividades para que o ano letivo seja encerrado conforme o calendário estipulado pelo ministério.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA