Fila do Bolsa Família entra na maior crise desde 2015

Levantamento de dados realizado pelo Portal Metrópoles mostra que o Bolsa Família vem acumulando a maior fila de espera desde 2015. Para obter os números, o veículo solicitou por meio da LAI (Lei de acesso à informação) o registro de pessoas que solicitam o benefício pelo Cadastro Único. De acordo com as estatísticas obtidas, essa é a maior crise do programa em 5 anos.

Fila do Bolsa Família neste ano marca maior crise desde 2015 (Imagem: Reprodução - Google)
Fila do Bolsa Família entra na maior crise desde 2015 (Imagem: Reprodução – Google)

Ao todo, até fevereiro deste ano mais de 1,6 milhões de pessoas foram aprovadas pelo Cadastro Único, mas tiveram seus acessos barrados ao Bolsa Família.

Até então, os entraves não tinham sido justificados pela organização do projeto, fazendo com que a população permanecesse sem uma previsão de aceite.

Leia também: CadÚnico garante acesso ao Bolsa Família e auxílio emergencial! Veja como se inscrever

A espera teve início ainda em 2019, assim que o atual presidente, Jair Bolsonaro, assumiu seu cargo. Quando iniciou o mantado, no mês de janeiro, as filas do Bolsa Família estavam zeradas.

No entanto, ainda no primeiro semestre, ele começou um processo de fiscalização no programa desligando milhares de beneficiários que já contavam com o auxílio.

Ação pente-fino

Intitulada de ação pente-fino, a iniciativa proposta pelo presidente e o até então ministro da cidadania, Osmar Terra, tinha como finalidade fiscalizar os cadastros dos brasileiros que recebiam os auxílios.

Segundo eles, tratava-se de uma medida de segurança e contenção de gastos, que teria como finalidade reduzir o número de fraudes.

Desde então, mais de um milhão de pessoas foram desligadas. Algumas delas, em entrevistas a portais de comunicação, como a Folha de São Paulo, Valor Econômico, Exame, entre outros, informaram que não receberam nenhum aviso sobre a suspensão do benefício e que não estavam conseguindo se informar para saber os motivos do cancelamento.

Há histórico de beneficiários que mesmo com os cadastros atualizados, foram afastados. Ao questionarem os assistentes sociais do projeto, nas unidades físicas de atendimento, estes são informados que não poderão ter acesso aos registros, pois o ministério da cidadania suspendeu as consultas.

Leia também: Auxílio emergencial de R$600: veja quem recebe primeiro!

Posicionamento da presidência sobre a crise no Bolsa Família

Questionados, a equipe do presidente Jair Bolsonaro informou que a fila do Bolsa Família estava barrada até que a fiscalização acabasse. Segundo eles, a aceitação de novos cadastros causariam conflitos nos sistemas do programa e dificultariam a checagem de dados.

Porém, com a chegada do coronavírus espera-se que o número nas filas seja reduzido para que, aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, passem a ser segurados pelo poder público.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.