Covid-19 motiva prorrogação do IPVA 2020 de Goiás; confira novas datas

Os proprietários de veículos devem ficar atentos ao pagamento do IPVA 2020 de Goiás. Isto porque o governo do estado divulgou nesta segunda-feira (30) novo calendário para quitar o débito.

Covid-19 motiva prorrogação do IPVA 2020 de Goiás; confira novas datas (Reprodução/Internet)
Covid-19 motiva prorrogação do IPVA 2020 de Goiás; confira novas datas (Reprodução/Internet)

Com isto, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2020 terá novas datas. A decisão, de acordo com a gestão estadual, foi tomada mediante ao cenário de pandemia do novo coronavírus, o Covid-19.

Leia Também: IPVA 2020 de Minas Gerais tem novo vencimento para funcionários públicos

Além da prorrogação do calendário, ainda foram anunciadas medidas que impõe a não cobrança de juros em relação ao IPVA e o licenciamento de veículos. Ações são destinadas ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

Para 2020, o IPVA de Goiás foi disponibilizado com o pagamento de duas diferentes formas. Contribuintes podem quitar a dívida com o estado em uma ou até três vezes. Com o novo calendário, datas foram modificadas.

Sendo assim, aos que optaram pelo parcelamento das dívidas irão pagar a última parcela com data limite para o dia 6 de agosto. O procedimento é válido para pagamentos à vista também de veículos com placa final de 1 a 6.

Vale destacar que para os demais números de veículos e condições, não houveram alterações definidas pelo governo de Goiás sobre o IPVA 2020 do estado.

A orientação para aqueles que tem a placa com o final número 1 devem emitir um novo boleto com a data atualizada, uma vez que o pagamento para este público já está próximo; confira calendário completo:

Leia Também: Minha Casa Minha Vida será subsidiado com recursos do FGTS; veja como vai funcionar!

Novo calendário de pagamento do IPVA em 2020

Final da placa 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
1 30 de janeiro 27 de fevereiro 6 de agosto
2 5 de fevereiro 5 de março 6 de agosto
3 2 de março 6 de julho 6 de agosto
4 1 de junho 6 de julho 6 de agosto
5 1 de junho 6 de julho 6 de agosto
6 1 de junho 6 de julho 6 de agosto
7 6 de julho 6 de agosto 3 de setembro
8 6 de agosto 3 de setembro 6 de outubro
9 3 de setembro 6 de outubro 5 de novembro
0 30 de setembro 30 de outubro 30 de novembro

Para este ano, o valor do IPVA 2020 de Goiás sofreu mudanças, foi reduzido em 3,44% quando comparado ao ano passado. De acordo com o estado, o percentual está relacionado ao tempo de vida do veículo. Isto porque quanto mais velho, menor o valor.

Mesmo com a redução, a expectativa de arrecadação é de R$ 1,8 bilhão. No total, no estado há 4 milhões de veículos, mas só realizam pagamento 2,1 milhões – por questões ligadas a isenção e benefícios estaduais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!