IR 2020: deputados enviam proposta para prorrogar prazo da declaração

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR 2020) já está em andamento. Porém, devido a pandemia do novo coronavírus que pegou a todos de surpresa, já existem pedidos de extensão do prazo que passaria da atual data em 30 de abril para 30 dias após o fim do estado de calamidade.

IR 2020: deputados enviam proposta de prorrogação do prazo para declarar imposto
IR 2020: deputados enviam proposta para prorrogar prazo da declaração (Foto:Google)

O Projeto de Lei 999/20 que determina este adiamento está tramitando na Câmara dos Deputados.

O deputado Eduardo Bismark (PDT-CE) autor do Projeto de Lei, alega que “apesar de a declaração ser feita e entregue online, muitos contribuintes ‒ em especial os aposentados ‒ buscam ajuda para preencher o documento. É justamente essa a faixa da população que está mais vulnerável ao vírus, devendo permanecer em casa.”

Leia Mais: Crise do coronavírus e o mercado imobiliário: oportunidade ou risco?

Outra ponto colocado pelo deputado, fala que a dificuldade das recomendações de isolamento e restrições de locomoção nas cidades, resultaram em uma maior dificuldade para ter acesso e organizar toda os documentos necessários para o preenchimento da declaração.

Até a última quinta-feira (26), por volta de 7,5 milhões de contribuintes já haviam feito o envio da declaração do IR 2020. Este número representa 23,5% do total de 32 milhões de declarações que a Receita estima receber este ano.

Leia Mais: Saque do FGTS de R$998 vira opção para enfrentar crise do coronavírus

Até o momento, mesmo diante da pandemia, não existe por parte da Receita Federal nenhum indício de ampliação do prazo que começou em 2 de março e termina em 30 de abril.

Quem deve declarar o IR 2020

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile