Dedução do IRPF 2020: quer diminuir valor do imposto? Saiba como!

Aqueles que necessitam declarar o Imposto de Renda e desejam pagar menos ou receber uma restituição maior, devem ficar atentos. Já que a Receita Federal permite que várias despesas diárias sejam inclusas como dedução do IRPF 2020, o que diminuí o valor de pagamento. 

Dedução do IRPF 2020: quer diminuir valor do imposto? Saiba como!
Dedução do IRPF 2020: quer diminuir valor do imposto? Saiba como! (Imagem: Montagem/FDR)

Porém, é necessário ficar atento também ao que não pode ser deduzido na declaração. Já que existem limites e gastos que não se enquadram nas regras.

Leia também: IR 2020: deputados enviam proposta para prorrogar prazo da declaração

O que pode ser incluso como dedução do IRPF 2020

Acupuntura 

Os gastos com acupuntura podem ser abatidos apenas se as sessões forem feitas por profissionais que possuam registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). 

Enfermeiros 

Gastos com serviços de enfermeiros só poderão ser deduzidos se fizerem parte da conta do hospital. Isso vale também para massagistas e assistentes sociais. Já os gastos com enfermeiros particulares e cuidadores de idosos, não são dedutíveis.

Despesas com médicos ou hospitais 

São gastos que podem ser deduzidos e não há limite. A dedução pode ser do contribuinte e de seus dependentes ou alimentandos. 

Porém, é necessário que sejam comprovados os gastos com notas fiscais, recibos e entre outros comprovantes.

Plano de saúde de não dependente 

Neste caso, só pode abater de planos de saúde de dependentes aqueles que pagam o plano de saúde para outra pessoa. Aqueles que não se encaixam nessa condição não pode abater o valor do IR 2020.

O que não pode ser deduzido?

Aluguel de imóvel 

O valor não pode ser abatido do seu IR. Apesar disso, a Receita exige que seja informado o valor gasto no ano passado, na ficha “Pagamentos Efetuados”. Se essa informação não for fornecida pode acarretar multa de 20% sobre o valor não declarado.

Óculos 

Aqueles que usam óculos ou lente de contato, não podem deduzir o valor, mesmo que tenham sido comprados com receita médica.

Já lentes intraoculares, como as usadas em cirurgias de catarata, podem ser deduzidas se estiverem incluídas na conta do hospital.

Remédios 

Os medicamentos comprados na farmácia não podem ser deduzidos do IR, mesmo que o contribuinte esteja fazendo tratamento. Só podem ser deduzidos se estiverem incluídos na conta de um hospital. 

Viagem para tratamento médico 

Quem precisa viajar para fazer uma cirurgia ou tratamento médico em outro estado ou país não pode deduzir as despesas com passagens nem com hospedagem. O que pode ser deduzido é o tratamento, desde que haja comprovantes das despesas com internação e médicos. 

Plano de saúde da empresa

O funcionário não incluir na dedução do IRPF 2020 o plano de saúde, isso se for pago pela empresa. Porém, se ele pagou uma consulta ou exame do próprio bolso e foi reembolsado de forma parcial pelo plano de saúde, poderá lançar a diferença entre o valor gasto e o reembolsado. A regra vale para o microempresário que pagam o próprio plano de saúde por meio da pessoa jurídica.

Leia também: Coronavírus: SUS vai receber R$2 bilhões para melhorar atendimento

Cursos

Os cursinhos pré-vestibulares, outros cursos livres, como os de línguas, também não podem ser abatidos do IR. O que pode descontar são creche, pré-escola, ensino fundamental, médio e superior (graduação e pós), cursos técnicos e profissionalizantes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!