Covid-19: Dicas essenciais para organização financeira na crise!

A pandemia do Covid-19 pegou a todos de surpresa, e da noite pro dia hábitos tiveram que ser mudados e a rotina esta totalmente alterada. O mais importante agora é cuidar principalmente da saúde pessoal, porém, não podemos esquecer da saúde financeira de nossas famílias. Preparamos algumas dicas para você organizar melhor sua relação com o dinheiro.

Covid-19: Dicas para organização financeira na crise!
Covid-19: Dicas para organização financeira na crise! (Foto: Google)

Organização do orçamento

Neste momento é preciso ter cautela e organizar os gastos para que sejam realizados de forma consciente. Com a recomendação de se manter em quarentena, trabalhadores podem ficar sem o salário integral o que irá comprometer ainda mais a renda. Ao receber seu salário faça uma simples tabela de prioridades.

Leia Mais: Covid-19: Uber promete auxílio financeiro aos motoristas infectado

As necessidades básicas não esperam e precisam estar entre as prioridades. Comece separando o dinheiro para pagar as contas de: água, telefone, energia, gás, farmácia, entre outras. Esses serviços são essenciais no dia a dia e precisam de atenção especial

Compra de alimentos

Na lista de prioridades coloque as compras da semana ou do mês. Uma dica importante é fazer uma lista antes de ir ao supermercado. Quando não listamos nossas necessidades, é mais provável ficarmos dando voltas pelo supermercado e pegando mais coisas do que o necessário.

Evite compras desnecessárias

Compras desnecessárias não acontecem só no supermercado. Quantos e-mails com promoções bombásticas não recebemos a cada hora?. A dica em tempos de crise é evitar cair nessas tentações, embora haja promoção, alguns itens são supérfluos e podem ser deixados para quando o orçamento estiver mais folgado.

Lembre-se, é tempo de economizar e priorizar o que é mais urgente e importante. Só faça uma compra fora do essencial se tiver certeza que consegue arcar com o pagamento. Não é uma boa neste momento se comprometer com parcelamentos, por exemplo.

Reserva financeira

Gastar todo o dinheiro que se ganha também não é a melhor escolha, afinal, não sabemos o dia de amanhã e precisamos ter alguma garantia.

Para quem conseguir, é interessante manter uma constância no dinheiro economizado todos os meses, evitando pular um mês ou guardar menos do que havia sido planejado.

Leia Mais: Covid-19: aluguel dos lojistas de shoppings está suspenso!

E, depois de poupado, é importante que esse dinheiro seja respeitado como a reserva financeira que é. Isso significa que você não pode mexer nele para gastos supérfluos ou compras impulsivas, mas apenas para emergências.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.