Seguro desemprego pago durante a crise vai beneficiar quais trabalhadores? Veja!

Novas medidas poderão auxiliar os brasileiros. Após uma série de reuniões para estruturar as ações de contenção da crise ocasionada pelo covid-19, o Ministério da Economia anunciou que irá antecipar 25% do seguro desemprego daqueles que tiveram suas rendas e jornadas de trabalho reduzidas. O pagamento deverá iniciar a partir de abril, a depender da aprovação do Congresso.

Seguro desemprego pago durante a crise vai beneficiar quais trabalhadores? Veja!(Imagem: Reprodução - Google)
Seguro desemprego pago durante a crise vai beneficiar quais trabalhadores? Veja! (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo o texto da proposta, os trabalhadores teriam acesso a um quarto de seus recebimentos totais do seguro desemprego, caso fossem afastados ou tivessem seus salários reduzidos. No entanto, para poder ter acesso ao benefício, será preciso ter uma renda máxima de até dois salários mínimos.

Leia também: PIB zero! BC tem expectativa negativa sobre o resultado

Nossa ideia é fazer com que empresa e funcionário entrem em acordo em prol da manutenção do emprego, do negócio e da produção na economia. São três meses pelos quais passaremos por dificuldades”, afirmou Bruno Bianco, secretário especial de Previdência e Trabalho, em coletiva de imprensa.

O pagamento do seguro desemprego será realizado pelos próximos três meses e deverá ser depositado nas contas em que os servidores recebiam seus salários. As datas e organização dos grupos ainda não foram divulgadas, mas deverão ser definidas em breve.

O esperado é que a versão final do texto seja anunciada até a próxima segunda-feira (30), para que o mesmo já esteja em funcionamento durante o mês de abril. Segundo a equipe econômica, a ação faz parte do pacote de contenção idealizado pelos próximos três meses, considerados os mais difíceis durante a pandemia do coronavírus.

A proposta deverá ser enviada ao Congresso até o fim dessa sexta-feira (27) e precisará ser validada por meio de uma medida provisória.

Leia também: 13° salário do INSS incluí salário maternidade, auxílio doença e mais

Em caso de afastamento

Bianco informou ainda que, há também uma ação que permitirá o pagamento dos primeiros 15 dias de afastamento dos trabalhadores infectados com o Covid-19. Normalmente, esse valor é custeado pela empresa. No entanto, o poder público deverá assumir de modo que amenize os impactos nas folhas dos empresários.

Com tais medidas, o governo federal espera colaborar com cerca de 80% das micro e pequenas empresas, que são as em maior situação de risco, segundo o secretário. “Já atingimos 100% dessas empresas no Simples (com isenção temporária do imposto)”, afirmou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.