13° salário do INSS incluí salário maternidade, auxílio doença e mais

O pagamento do 13° salário do INSS para os aposentados e pensionistas foi antecipado. A decisão foi divulgada no último dia 16 de março pelo ministro da economia, Paulo Guedes, que destacou que medida tentar auxiliar a recuperação econômica mediante a pandemia de coronavírus.

13° salário do INSS incluí salário maternidade, auxílio doença e mais (Montagem/FDR)
13° salário do INSS incluí salário maternidade, auxílio doença e mais (Montagem/FDR)

Vale ressaltar que o décimo terceiro também é repassado para aqueles que já recebem os  seguintes benefícios: aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade. Quem recebe o BPC não terá direito ao valor extra.

Leia Também: 13° dos aposentados define data para pagamento das parcelas; confira calendário!

Com a medida anunciada, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social irão receber a primeira e segunda parcela do décimo terceiro ainda neste semestre. Sendo que o calendário divulgado corresponde ao pagamento da primeira no mês de abril e a segunda em maio.

Ações fazem parte de mudanças do governo para injetar R$ 23 bilhões na economia. O governo federal, por sua vez, já estava planejando a antecipação do pagamento do décimo terceiro, mas com a pandemia do coronavírus, os valores irão ser repassados de forma ainda mais adiantada.

Os pagamentos são realizados normalmente no segundo semestre de cada ano, sendo que a primeira parcela é depositada em agosto, e a segunda em dezembro. Mas, com a pandemia, o calendário será alterado a partir já do próximo mês.

Para este recebimento o governo ainda garante os dois fluxos de datas diferentes, considerando os valores recebidos pelos beneficiados. O repasse também obedece o critério de divisão levando em conta o final do cartão do recebimento.

Leia Também: Santander lança serviços especiais para o MEI

Calendário 13° salário do INSS

Beneficiários que recebem até um salário mínimo

Final do cartão

pagamento da 1ª parcela

pagamento 2ª parcela

1 24 de abril 25 de maio
2 27 de abril 26 de maio
3 28 de abril 27 de maio
4 29 de abril 28 de maio
5 30 de abril 29 de maio
6 4 de maio 1º de junho
7 5 de maio 2 de junho
8 6 de maio 3 de junho
9 7 de maio 4 de junho
0 8 de maio 5 de junho

 

Beneficiários que recebem mais de um salário mínimo