Agências do INSS estão temporariamente fechadas! Veja previsão de retorno

Como todos sabem, a pandemia de coronavírus está fechando estabelecimentos, bancos, espaços de lazer e tudo que possa causar aglomeração de pessoas. Com as agências do INSS não será diferente, e elas ficam sem atendimento até o dia 30 de abril. Este período ainda pode ser prorrogado.

Agências do INSS estão temporariamente fechadas! Veja previsão de retorno
Agências do INSS estão temporariamente fechadas! Veja previsão de retorno (Foto:Google)

Leonardo Rolim, presidente do Instituto tomou esta decisão para que se evite a ida dos usuários as agências da Previdência Social, enquanto durar o isolamento social e as restrições de circulação colocadas pelas autoridades. A maior parte dos atendimentos realizados pelo INSS são com os idosos, maior grupo de risco do novo coronavírus.

Leia Mais: Coronacrise: Banco Inter divulga relatório sobre os impactos

Os atendimentos e requerimentos previdenciários e assistenciais, a partir deste momento, serão feitos exclusivamente pelos canais remotos como o site e aplicativo Meu INSS, e a central telefônica 135.

Por meio desses sistemas é possível resolver os seguintes seguintes:

  • Consulta do andamento de pedidos;
  • Solicitação dos benefícios;
  • Consulta do calendário, saldo, depósitos;
  • Emissão de extrato.

Sobre os agendamentos, todos estão suspensos, incluindo os que tratam de reabilitação profissional e serviços sociais, e serão remarcados assim que a situação se normalizar.

As agências do INSS manterão apenas o esquema de plantão, em horário comercial, unicamente para tirar possíveis duvidas dos segurados e beneficiários relativas ao acesso aos canais de atendimento remoto.

Atualmente, todos os estados do país registram casos do coronavírus, mas nem todas as regiões apresentam o mesmo nível de transmissão. A região norte, por exemplo, tem 3,1% do total de casos do Brasil. Na outra ponta, a região Sudeste apresenta o maior percentual, na ordem de 60%.

A perícia médica que é feita exclusivamente em uma das agências do INSS também está suspensa por 120 dias. Por meio deste processo, um médico registrado pelo Instituo autoriza a concessão de benefícios por incapacidade, como BPC, auxílio doença e aposentadoria por invalidez.

Leia Mais: Abono PIS/PASEP finaliza calendário! Veja se ainda pode receber

Também fica temporariamente cancelada a entrega de documentos de forma presencial. Os usuários podem usar o site e aplicativo para encaminhar as versões digitais ao INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.