Com a chegada do coronavírus colocando o país em situação de calamidade pública, diversos órgãos, empresas e atividades estão sendo suspensas para evitar o risco de proliferação da doença. No INSS, as análises de benefícios e demais atividades passarão a ser feitos de forma digital e algumas obrigatoriedades de presença física foram suspensas sem corromper o pagamento dos segurados.
Para evitar o risco de contaminação da doença, as unidades passarão a atuar com um fluxo menor de pessoas. Segundo Leonardo Rolim, atual presidente do INSS, a medida visa propor a segurança dos servidores e também da população, levando em consideração que a maioria das pessoas atendidas estão no grupo de risco, por terem mais de 60 anos.
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“O INSS vai continuar trabalhando, todos os seus servidores vão continuar trabalhando. Temos toda uma estrutura para, ao contrário, acelerar ainda mais a análise dos benefícios que, ao longo dos últimos anos, foram acumulados. Nós pretendemos, com a maior rapidez possível, zerar essa fila”, afirmou.
Para poder ter acesso aos benefícios e informações pessoais, os segurados passarão a contar com um reforço na plataforma digital do instituto, o Meu INSS. Além disso, terão mais servidores atuando no 135.
Por meio de ambas as centrais de atendimento, será possível avaliar o andamento dos auxílios, solicita-los, agendar perícias e realizar todos os demais serviços até então feitos nas agências.
Quanto as atividades que exigiam a presença física do segurado, como a prova de vida, perícia, entre outros, a secretária da previdência solicitou alterações e prorrogações do prazo. Confira o que mudou:
Prova de vida:
A medida que deve ser realizada a cada 12 meses, tem por finalidade segurar ao instituto de que o beneficiário está vivo. Normalmente, para isso ele precisa ir até a sua agência bancária e apresentar um documento oficial com foto.
No entanto, com a chegada da pandemia, a ação foi suspensa pelos próximos 120 dias e só será retomada após um pronunciamento da administração da previdência. Durante esse período, nenhum auxílio será cancelado, mesmo aqueles que ultrapassem o período de carência da validação.
Benefício por procuração:
Para quem não pode renovar o benefício, normalmente pessoas doentes com acesso ao auxílio doença ou BPC, há uma exigência de que um responsável vá até uma unidade do INSS fazer esse serviço. Porém, a atividade também foi cancelada temporariamente e só voltará em 120 dias, de modo que evite a aglomeração de pessoas.
Curadores e tutores provisórios:
No caso de benefícios que solicitam a comprovação de uma tutela ou curatela, o INSS também prorrogou o prazo pelos próximos três meses e os auxílios não serão cancelados.
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Beneficiários do INSS:
Para quem está em processo de reabilitação profissional, a exigência de atualização da mesma também está suspensa no mesmo prazo dos demais entraves. Mesmo com a reabilitação impossibilitada, os segurados continuarão recebendo seus auxílios até que o funcionamento das agências seja normalizado.
Perícia Médica Agendada:
Esse foi o único benefício em que se manteve a obrigatoriedade da presença física. Para a realização das perícias, os segurados poderão remarca-la apenas uma vez, respeitando o prazo de 3 dias antecedentes a consulta. O agendamento continua sendo realizado por meio do telefone 135 ou pelo site ou aplicativo do Meu INSS.