CNH Social: saiba quem pode se inscrever na seleção do Espírito Santo

Motoristas do Espirito Santo devem ficar atentos. O prazo para a inscrição no programa CNH Social, ofertado pelo governo do Estado, está se encerrando. Os interessados têm até o dia 25 deste mês para poder se cadastrar no site do Detran ES. Ao todo, estão sendo ofertadas sete mil vagas para a obtenção da carteira de habilitação gratuita.

CNH Social: saiba quem pode se inscrever na seleção do Espírito Santo (Imagem: Reprodução - Google)
CNH Social: saiba quem pode se inscrever na seleção do Espírito Santo (Imagem: Reprodução – Google)

A liberação ocorrerá em três etapas: primeiro serão ofertadas 2.500 vagas para candidatos à Primeira Habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); na sequência terá início a aceitação para condutores já habilitados que querem fazer a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta); e por fim serão chamados aqueles que desejam a adição de categoria A ou B.

Leia também: Detran muda atendimento e atrasa CNH, emplacamento e cobrança de multas

Como se inscrever na CNH Social

Para poder se candidatar, os interessados devem acessar o site www.detran.es.gov.br para preencher a ficha. Um dos requisitos é estar devidamente inscrito no Cadastro Único. É necessário que os dados na plataforma social do governo estejam atualizados dentro de um prazo de 24 meses.

Além das exigências acima, o programa determina uma idade mínima de 18 anos e a comprovação de uma renda familiar que seja de até dois salários mínimos, ou seja, até R$2.090.00.

Do total de vagas, 5% ficarão reservadas para as pessoas com deficiência. Nesse caso, os candidatos deverão informar suas impossibilidades na hora da inscrição.

É preciso que a doença esteja enquadrada dentro das leis do Detran, de modo que a mesma mão impossibilite a obtenção da CNH.

Resultado e lista de espera

O resultado da aprovação será liberado ainda no dia 31 desse mês, a partir das 12h e poderá ser consultado também por meio do portal do Detran. Quem não tiver o nome liberado na lista, ainda deverá esperar até o dia 18 de maio para a segunda chamada.

Leia também: FGTS de R$500 finaliza pagamentos em breve; veja detalhes!

A lista será divulgada a partir das 12h, contemplado pessoas a partir do quantitativo de desistentes e não regulamentados na primeira chamada.

As novas convocações ocorrerão até que o número total de vagas sejam preenchidas, sem desrespeitar os prazos estabelecidos para a validação do benefício.

Somente em 2019, nas duas primeiras chamadas, foram contempladas mais de 1,2 mil pessoas por meio do remanejamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.