CNH Social: saiba quem pode se inscrever na seleção do Espírito Santo

Motoristas do Espirito Santo devem ficar atentos. O prazo para a inscrição no programa CNH Social, ofertado pelo governo do Estado, está se encerrando. Os interessados têm até o dia 25 deste mês para poder se cadastrar no site do Detran ES. Ao todo, estão sendo ofertadas sete mil vagas para a obtenção da carteira de habilitação gratuita.

CNH Social: saiba quem pode se inscrever na seleção do Espírito Santo (Imagem: Reprodução - Google)
CNH Social: saiba quem pode se inscrever na seleção do Espírito Santo (Imagem: Reprodução – Google)

A liberação ocorrerá em três etapas: primeiro serão ofertadas 2.500 vagas para candidatos à Primeira Habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); na sequência terá início a aceitação para condutores já habilitados que querem fazer a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta); e por fim serão chamados aqueles que desejam a adição de categoria A ou B.

Leia também: Detran muda atendimento e atrasa CNH, emplacamento e cobrança de multas

Como se inscrever na CNH Social

Para poder se candidatar, os interessados devem acessar o site www.detran.es.gov.br para preencher a ficha. Um dos requisitos é estar devidamente inscrito no Cadastro Único. É necessário que os dados na plataforma social do governo estejam atualizados dentro de um prazo de 24 meses.

Além das exigências acima, o programa determina uma idade mínima de 18 anos e a comprovação de uma renda familiar que seja de até dois salários mínimos, ou seja, até R$2.090.00.

Do total de vagas, 5% ficarão reservadas para as pessoas com deficiência. Nesse caso, os candidatos deverão informar suas impossibilidades na hora da inscrição.

É preciso que a doença esteja enquadrada dentro das leis do Detran, de modo que a mesma mão impossibilite a obtenção da CNH.

Resultado e lista de espera

O resultado da aprovação será liberado ainda no dia 31 desse mês, a partir das 12h e poderá ser consultado também por meio do portal do Detran. Quem não tiver o nome liberado na lista, ainda deverá esperar até o dia 18 de maio para a segunda chamada.

Leia também: FGTS de R$500 finaliza pagamentos em breve; veja detalhes!

A lista será divulgada a partir das 12h, contemplado pessoas a partir do quantitativo de desistentes e não regulamentados na primeira chamada.

As novas convocações ocorrerão até que o número total de vagas sejam preenchidas, sem desrespeitar os prazos estabelecidos para a validação do benefício.

Somente em 2019, nas duas primeiras chamadas, foram contempladas mais de 1,2 mil pessoas por meio do remanejamento.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA