Bolsa Família incluí milhões de inscritos e suspende bloqueios

Com o crescimento de casos do coronavírus por todo o país, diversas medidas etão sendo tomadas pelo governo federal. Entre elas, uma ação emergencial que impacta diretamente o programa Bolsa Família. Com isto, está sendo desenvolvida a inclusão de milhões de novos beneficiários e suspensão de bloqueios.

Bolsa Família incluí milhões de inscritos e suspende bloqueios (Reprodução/Internet)
Bolsa Família incluí milhões de inscritos e suspende bloqueios (Imagem: Reprodução/Internet)

As alterações foram compartilhadas pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, na tarde da última sexta-feira (20), quando assinou a portaria que estabelece as medidas. De acordo com o texto, a suspensão bloqueio, cancelamentos de benefícios e da averiguação e revisão cadastral está sendo adiada para um prazo de 120 dias.

Leia Também: Covid-19 fortalece Bolsa Família com a inclusão de 1,2 milhão de famílias

Ainda entre as medidas está a inclusão de 1,2 milhões de pessoas no programa de transferência de renda. O governo vai investir até R$ 3,1 bilhões para diminuir os prejuízos da população mais vulnerável com a pandemia, deixando abertas novas inscrições do Bolsa Família.

O ministro destacou durante a divulgação da medida que o programa é importante para atender este público. Segundo sua avaliação, cerca de 14 milhões de famílias beneficiadas, o maior número da história do programa.

Cortes no Bolsa Família

Um outro dado é controverso a inclusão, sendo que o governo governo federal realizou o corte de 158.452 bolsas na última semana. Deste total, 96.861 (61,1% do total) foram correspondente a famílias moradoras da região Nordeste – as que mais têm beneficiários inclusos no programa.

O corte representa para região uma expressiva perda. Isto porque, em janeiro deste ano o número de famílias que tiveram o benefício incluso na região foi de apenas 3%.  A atitude, por sua vez, foi criticada por diversos especialistas e políticos representantes da região.

Leia Também: Auxílio doença tem novas regras que vão mudar situação dos segurados

Mediante a decisão, nove governadores do Nordeste entraram em reunião e aprovaram documento que solicita ao governo Bolsonaro a suspensão do corte do Bolsa Família na região.

De acordo com o o governador baiano Rui Costa (PT), presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, a decisão tomada não é justificada em meio ao momento de calamidade que nós estamos vivendo.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA