IR 2020: entenda o que são rendimentos isentos e tributáveis

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 já está valendo e dúvidas neste período são comuns. Você sabe o que são rendimentos isentos e os rendimentos tributáveis? É interessante ter essa noção antes de enviar o documento do IR 2020.

IR 2020: entenda o que são rendimentos isentos e tributáveis
IR 2020: entenda o que são rendimentos isentos e tributáveis (Foto: Google)

Rendimentos tributáveis são todos aqueles que entram no cálculo do ajuste do Imposto de Renda devido. São considerados rendimentos tributáveis pela Receita os salários, férias, gratificações, comissões, renda com aluguéis, pensões, benefícios previdenciários e remunerações ligadas à prestação de serviços.

Leia Mais: Aprenda a realizar a declaração do Imposto de Renda 2020 em dez minutos

Os rendimentos recebidos em 2019 devem ser inseridos um a um de forma individual, incluindo o nome da fonte pagadora e o seu CPF ou CNPJ.

Já para os salários e remunerações de serviços feitos por empresas e clientes, devem ser colocados nas fichas “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular” e também em “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular”.

Falando de rendimentos isentos e não tributáveis, o programa do IR 2020 listou 25 rendimentos isentos de pagamento de imposto. Parcelas de aposentadoria, rendimentos de poupança, heranças, doações entre outros, estão entre os mais comuns.

Confira a lista completa:

Leia Mais: Dólar permanece em alta mesmo com medidas do Banco Central

Agora que você tirou mais essas dúvidas aproveite e se prepare para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2020. O prazo vai até 30 de abril e quanto mais cedo a entrega, mais benefícios terá o contribuinte.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile