Tesouro Direto ainda são confiáveis? Entenda se vale a pena investir

É importante ficar atento em diversos momentos da nossa sociedade para visualizar a oportunidade perfeita para realizar investimentos. Atualmente com a pandemia de coronavírus assustando investidores de todo o mundo será que o Tesouro Direto ainda é uma alternativa confiável?

Tesouro Direto ainda são confiáveis? Entenda se vale a pena investir
Tesouro Direto ainda são confiáveis? Entenda se vale a pena investir (Imagem: Reprodução / Google)

Isto porque especialistas detalham que os títulos públicos são o investimento mais seguro de todos. Uma vez que estas seções são utilizadas há pequenas chances sobre qualquer outra instituição financeira ou qualquer outro tipo de empresa.

Leia Também: Resgates do Tesouro Direto superam retiradas de janeiro

Sendo assim, com esta facilidade o investidor tem a possibilidade de utilizar o resgate de seu dinheiro sempre que quiser. Nesta atual situação, com as suspensões de compra e venda, há diversos investidores assustados e que retiraram o dinheiro em poupança.

Já que o Tesouro suspendeu a compra e a venda de todos os títulos públicos. Mas, com as constantes reclamações envolvendo a decisão por parte da comunidade de investidores, foi derrubada a ação.

A partir de agora somente está interrompida a negociação de títulos prefixados e atrelados à inflação. O Tesouro Selic passou a ser deixado aberto, uma vez que ele é usado como reserva de emergência e precisa manter liquidez diária e resgate imediato.

E com todas essas incertezas, Tesouro Direto continua, sim, sendo seguro de acordo com especialistas. A aplicação não seria apenas se os títulos do governo estivessem em risco por um problema de liquidez crônico. Mas não temos esse problema agora.

Com o mercado nesta situação, investidores estão vendendo e comprando ativos mais do que o normal, migrando da renda variável para investimentos mais seguros em tempos de crise – a exemplo do Tesouro Direto.

Leia Também:  Pequenas empresas recebem nova data de pagamento de dívidas

Ainda de acordo com especialistas, quando há preferência em um grande número de investidores saindo da renda variável para a renda fixa, a tendência é que o preço dos títulos seja aumentado, graças a demanda.

Este movimento é observado como se a ação fosse um produto no mercado. Só que quando os preços aumentam, as taxas caem. Isto pode se tornar algo benéfico. E já quando há a demanda de investidores querendo realizar a venda de seus títulos públicos, os preços caem e as taxas sobem.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!