Novo golpe na praça. Nessa semana, o portal G1 relatou o caso de um leitor que foi furtado por meio de uma corrida de aplicativo, realizada pelo 99 pop. Durante a situação, o entrevistado alegou que ao pagar a corrida pela maquininha, em seu cartão de débito, teve um valor muito acima da taxação final, sem possibilidade de renegociação. Mediante a essa situação, o texto abaixo exibirá um guia para você tomar cuidados na hora de utilizar seu cartão de débito.
Diferentemente da função crédito, que pode ter suas compras canceladas e contestadas, a função débito é mais suscetível a golpes como este. Por meio dela, os criminosos conseguem fazer transferências diretas para suas contas, tornando mais difícil a vida da pessoa fraudada.
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Desse modo, ao utilizar a ferramenta, é preciso ficar atento há algumas questões. Antes de mais nada, na hora de digitar a senha é importante verificar se o valor digitado condiz com o pagamento que deseja realizar.
Além disso, sempre opte pela opção de envio ou impressão do recibo, para que possa utiliza-lo como um comprovante de pagamento.
Outra ação necessária é verificar a procedência do vendedor na praça, a fim de saber se há queixas ou não em seu nome. No caso de compras online, o recomendado é sempre utilizar a função crédito, para evitar possíveis stress.
Por não poder ter um acesso de comunicação mais direto com a marca ou serviço presente nas plataformas digitais, especialistas recomendam que a função de débito seja suspensa, até mesmo a nível de registro de dados pessoais do titular.
Quanto a isso, é válido ter atenção onde está depositando informações como numeração de cartão, CPF, nome e data de nascimento. Pois há muitas quadrilhas que usam de programas de hacker para ter acesso aos dados e utiliza-los para compras e criação de empresas falsas, por exemplo.
Por fim, mantenha sempre um canal de comunicação com sua instituição financeira, de modo que possa informa-la qualquer possível transtorno e vá em busca de seus direitos, seja com a mesma ou, se necessário, um advogado especialista.
Posicionamento do 99 sobre o golpe com cartão de débito
Questionado pelo portal G1, a startup alegou, por texto, que está ciente da situação, disponível para auxiliar a vítima e irá reforçar seus sistemas de segurança:
A empresa lamenta profundamente essa experiência reportada pela. Assim que tomamos conhecimento do caso, bloqueamos o motorista enquanto o caso é apurado. Estamos disponíveis para colaborar com as investigações da polícia.
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A 99 esclarece ainda que é uma plataforma que conecta motoristas e passageiros por meio de seu aplicativo. Os condutores podem escolher seus horários, se atuam em outras plataformas de transporte e também se possuem ou não maquininha de cartão. A empresa consegue mapear, rastrear e agir em cima dos pagamentos feitos por meio do app, ou seja, quando o cartão está cadastrado para pagamento automático no sistema. Quando o passageiro opta por pagar diretamente ao motorista, que é um profissional autônomo, dentro do carro, a companhia recomenda que ele verifique o valor da cobrança e se atente para qualquer alteração, como o faria em qualquer estabelecimento.
Em situações como essa, a empresa orienta que passageiro ou passageira reporte imediatamente pelo telefone 0300 3132 421 para que medidas corretivas sejam adotadas.