Golpe! Mensagem do Bolsa Família promete pagamento adicional

Novo golpe na praça. Aproveitando-se da expansão do coronavírus em todo o território nacional, quadrilhas estão enviando links via whatsapp e redes sociais afirmando que os beneficiários do Bolsa Família receberão o valor de R$ 470 para comprar luvas e máscaras. No texto do falso site, a população é informada que trata-se de uma nova liberação do ministério da cidadania para que se possa reforçar os cuidados com a pandemia.

Golpe! Mensagem do Bolsa Família promete pagamento adicional (Foto: Reprodução - Google)
Golpe! Mensagem do Bolsa Família promete pagamento adicional (Foto: Reprodução – Google)

A mensagem está sendo compartilhada por meio de um link. Ao abrir o falso portal do governo, que apresenta inclusive a logo oficial do projeto e do ministério responsável por sua administração, os usuários são convidados a fornecer seus dados pessoais.

Primeiramente, eles precisam responder as seguintes perguntas: “Você é beneficiário do Bolsa Família?”; “Já fez seu saque no valor de R$ 470?”; “Você gostaria de fazer o agendamento do saque?”.

Leia também: Dívidas em bancos serão prorrogadas por 60 dias

Na sequência é solicitado o preenchimento de um formulário, onde devem informar o nome completo, endereço, CPF, número do cartão cidadão ou do Bolsa Família e senha.

Por fim, a vítima é convidada ainda a compartilhar o mesmo link com sua rede de contatos, espalhando a fraude sem seu conhecimento.

Para tornar a ação ainda mais verdadeira, os criminosos utilizaram supostos depoimentos de beneficiários alegando que receberam o valor. A caixa de mensagens do site consta uma série de relatos falsos de como a quantia vem sendo utilizada pelos “recebedores”.

Com os dados enviados, os integrantes da quadrilha podem, além de sacar os benefícios do Bolsa Família, FGTS e demais auxílios do governo, criar empresas falsas por meio da utilização da documentação enviada.

Polícia Federal em alerta sobre o golpe no Bolsa Família

Cientes da situação, a polícia federal solicita que as pessoas que receberem o link não o acessem. O órgão reforçou que, por mais errado que seja, esse tipo de golpe já se tornou comum em situações de crise, explicando que diversas quadrilhas se aproveitam do momento de medo e fragilidade dos cidadãos para extorqui-los.

Leia também: Crise! Especialistas pedem mais ajuda para população de baixa renda

Para evitar transtornos, a polícia pede para que as pessoas estejam atentas aos conteúdos acessados e evitem repassar links e correntes por suas redes sociais e demais aplicativos de comunicação.

“Neste caso, os golpistas utilizam indevidamente o programa Bolsa Família, voltado para a população de baixa renda, a fim de atrair esse público que, eventualmente, possa ter alguma dificuldade financeira tendo em vista o alastramento do Covid-19 para induzir e enganar as pessoas”, alertou a PF, por meio de uma nota à imprensa.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.