Mercado financeiro: bolsas asiáticas fecham em baixa nesta 4° feira

Mercado financeiro asiático segue sofrendo queda nas bolsas de valores graças a expansão do coronavírus. Nessa quarta-feira (18), os índices acionários da China, país mais afetado pela pandemia, registraram uma redução de 1,98%. Em Xangai a queda foi de 1,83%. Durante o pregão, após Pequim sinalizar que precisaria de suporte para lidar com o impacto econômico da doença, a redução foi de 1%.

Mercado financeiro: bolsas asiáticas fecham em baixa nesta 4° feira (Imagem: Reprodução - Google)
Mercado financeiro: bolsas asiáticas fecham em baixa nesta 4° feira (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo economistas, o mercado financeiro seguirá sendo afetado ao longo das próximas semanas. Além da existência do coronavírus, há também os desdobramentos ocasionados pela crise do petróleo. A redução do valor do combustível vem gerando um efeito negativo na indústria chinesa, que está perdendo seus capitais de venda.

Leia também: Coronavírus na China: entenda como a pandemia interferiu no país

Confira o fechamento da bolsa de hoje nos países asiáticos:

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,68%, a 16.726 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 4,18%, a 22.291 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,83%, a 2.728 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,98%, a 3.636 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 4,86%, a 1.591 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 2,34%, a 92.218 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 1,18%, a 2.425 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 6,43%, a 4.953 pontos.

Apesar da crise, no início do pregão os representantes do mercado estavam otimistas para o balanço dessa quarta-feira (18).

Segundo eles, com o fechamento da Bolsa de Nova Iorque, esperava-se bons resultados para a região, tendo em vista os ganhos de 5,2% a 6,2% assim que o presidente dos Estados Unidos lançou o plano de estímulo fiscal de até US$ 1 trilhão, para amenizar os efeitos da pandemia.

No entanto, a medida em que os futuros índices dos mercados acionários americanos foram surgindo, os valores começaram a cair, atingindo uma baixa de 5% durante essa madrugada.

Leia também: Declarações do Imposto de Renda 2020 somam 4,6 milhões de entregas

Tendo em vista que ainda não há previsão de quando a crise será estabilizada mundialmente, levando em consideração que há regiões que ainda não atingiram o pico da doença, o mercado financeiro segue em estado de alerta.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.