Coronavírus na China: entenda como a pandemia interferiu no país

Considerado o país mais atingido pelo coronavírus, a China registrou um número de mais de 81.048 casos, ocasionando na morte de 3.208 pessoas. A região foi a primeira a dar indícios das existência da doença, iniciada em dezembro de 2019. Desde então, universidades, escolas, centros de compras e demais setores da indústria foram totalmente paralisados para conter a proliferação do vírus.

Coronavírus na China: entenda como a pandemia interferiu no país
Coronavírus na China: entenda como a pandemia interferiu no país (Imagem: Reprodução – Google)

Nessa segunda-feira (16), o governo chinês divulgou o primeiro balanço econômico pós período de crise. Entre as consequências da pandemia, somente nos primeiros três meses do ano, a produção industrial registrou a maior queda das últimas três décadas. Isso aconteceu porquê, com o surgimento da doença, as fábricas precisaram ter suas atividades encerradas.

A importação e exportação de produtos foram paralisados. Além disso, a região passou a ser evitada por toda a economia mundial, na tentativa de conter a infecção. Nos estados chineses, os moradores precisaram parar de circular nas ruas. Até mesmo farmácias e supermercados tiveram suas portas fechadas.

Leia também: Setor de turismo do Brasil admite preocupação e pede ajuda

O governo precisou tomar uma série de medidas restritivas, impossibilitando totalmente a circulação de pessoas. As indústrias ficaram sem trabalhadores, gerando uma desvalorização de 13,5% entre janeiro e fevereiro, em comparação com a mesma época em 2019. Tais números contabilizaram o resultado mais fraco da história desde 1990.

Avaliação por setor atingido pelo coronavírus

Na área de alimentos, até mesmo a produção de mel foi impactada. Com a impossibilidade de sair, estando em período de quarentena, os apicultores tiveram milhares de abelhas mortas, tendo em vista que não podiam realizar a manutenção dos criadouros.

Leia também: Novo FGTS vai contar com saldo retroativo do PIS/PASEP

Já na área de investimento urbano e varejo, as vendas caíram consideravelmente, tendo números negativos em comparação ao ano passado.

Entre os dois primeiros meses deste ano, o investimento foi 24,5% mais baixo, tendo as vendas 20,5% menores. Quanto a taxa de desemprego, essa cresceu 6,3% em fevereiro, enquanto em dezembro de 2019 estava em 5,2% em dezembro.

No entanto, mesmo com os números alarmantes, especialistas da agência de estatísticas afirmam que a economia da região será recuperada em curto prazo, tendo em vista que os gestores irão desenvolver atividades e políticas de pró-crescimento e fortalecimento de mercado após o coronavírus.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.