INSS: conheça novo prazo e condições de empréstimo consignado

A partir das próximas semanas, os aposentados e pensionistas do INSS que desejarem solicitar um empréstimo consignado terão maior facilidade. Na tentativa de conter a atual crise econômica, o governo federal alterou as regras de solicitação do serviço, tornando-o mais rendável para os interessados. Além de aumentar o prazo de pagamento, a medida altera também o valor do empréstimo.

INSS: conheça novo prazo e condições de empréstimo consignado (Imagem: Reprodução - Google)
INSS: conheça novo prazo e condições de empréstimo consignado (Imagem: Reprodução – Google)

Agora, quem solicitar o crédito terá até setes anos para poder quitar a dívida. As mudanças não param por aí, no que diz respeito as taxas de juros elas também se tornarão mais atrativas, deixando de ser de 2,08% para 1,80% ao mês. Quem optar pela operação por meio do cartão de crédito, terá uma cobrança de 2,70% e não mais de 3%.

O pagamento máximo deixou de ser de 72 meses (atualmente em vigor) e passará a ser de 84 meses. Com isso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que o mercado deverá ser impulsionado, fazendo com que os bancos injetem cerca de R$ 25 bilhões na economia nacional durante os próximos meses.

Leia também: Agências do INSS diminuem tempo de atendimento e evitam aglomerações

Aumento da margem do INSS na solicitação

Quanto ao valor máximo que poderá ser descontado das pensões e salários pagos pelo INSS, o projeto prevê um aumento, fazendo com que o pagamento torne-se maior.

Atualmente, quem solicita o consignado precisa pedir um valor equivalente a até 35% de sua renda, sendo 30% para o crédito normal e 5% a mais via cartão.

A ideia é que essa margem cresça, fazendo com que o limite dos empréstimos torne-se maior. A proposta ainda será enviada para a validação do Congresso e deve ser votada nos próximos dias.

“Nossa proposta, via projeto de lei, é ampliar essa margem. Poderá comprometer um pouco mais do seu salário. Acho que o consignado tem uma taxa muito pequena. Vai permitir que ele não se endivide com outros juros maiores. Vai poder pegar empréstimos com juro mais baixos”, afirmou o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.

Efeitos da crise

Ao ser questionado sobre o motivo das decisões, ele alegou que trata-se de uma medida de contenção que tem como finalidade estimular o poder de compra e venda dos cidadãos durante esse período de crise motivado pelo coronavírus.

Leia também: ATENÇÃO: Fronteiras do Brasil podem ser fechadas e voos alterados

Há uma necessidade de se apresentar medidas para as pessoas que mais precisam [os idosos], reduzindo a taxa de juros par ao mais pobre e aumentando o prazo [de pagamentos]”, declarou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.