Recursos do Bolsa Família são questionados por representantes nordestinos

Distribuição dos recursos do Bolsa Família vira pauta no Supremo Tribunal Federal. Logo após uma pesquisa revelar que o Nordeste recebeu apenas 3% dos benefícios do programa, os governadores dos sete estados se reuniram solicitando que o STF questionasse os critérios do repasse. Segundo os gestores, o ministério da cidadania dividiu a quantia de forma desigual, levando em consideração interesses políticos e não os índices de pobreza.

Recursos do Bolsa Família são questionados por representantes nordestinos (Imagem: Reprodução - Google)
Recursos do Bolsa Família são questionados por representantes nordestinos (Imagem: Reprodução – Google)

A ação foi apoiada pelos governos da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte e pede uma justificativa que explique os valores repassados por área. Para validar a afirmação de que a quantia destinada é insuficiente, o texto alega que o NE é a região com o maior número de famílias dependentes do projeto.

Ao todo, os sete estados representam mais de 36% dos brasileiros de todo o país que necessitam dos auxílios. Contrapartida, no Sul e no Sudeste, onde o número de registros no Cadastro Único é o mais inferior, a liberação foi de 75%. É válido ressaltar que, além das questões sociais, geograficamente falando o Nordeste demanda de mais recursos.

Leia também: Bolsa Família vai receber mais 1 milhão de inscritos em novo plano

Comprovação por dados

No texto enviado ao STF, os gestores afirmam que trata-se de um descaso que poderá resultar na miséria de milhares de nordestinos. Além disso, questionam a existência de um “tratamento não isonômico” por parte do governo federal.

Entre os questionamentos apresentados, o documento solicita a concessão de liminar para que a União comprove, com dados e estatísticas, os critérios utilizados para poder definir a quantia destinada em recursos do Bolsa Família por região.

Além disso, pediram também que os cortes e desligamentos fossem devidamente comprovados mediante as regras de funcionamento do próprio projeto.

De modo geral, os governadores apelam para que sejam analisados “a legislação, os objetivos constitucionais, os índices do IBGE e a isonomia entre os entes da federação em relação aos beneficiários do programa”.

Sobre os recursos do Bolsa Família 2020

Esse ano, o programa vem vivenciando uma crise em sua aprovação de benefícios, iniciada desde 2019. Com a criação da ação pente-fino, medida do governo federal para diminuir o número de fraudes entre os cadastrados, milhares de famílias foram desligadas.

Segundo a gestão do projeto, os afastados tiveram seus recursos cortados por erros da documentação ou incompatibilidade de renda.

Leia também: FGTS de R$500 a R$998 vale a pena? Veja avaliação

Mediante a fiscalização, o ministério da cidadania determinou que nenhum novo cadastro deverá ser realizado, até que todos os atuais beneficiários sejam monitorados. A medida fez com que o número de filas de espera voltasse a crescer, ultrapassando mais de 100 mil pedidos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.