Serviços bancários sem aglomerações? Veja como resolver tudo em casa!

Com mais de 200 casos confirmados, o Brasil vem vivenciando a maior pandemia de sua história, desde a H1N1, em 2009. O coronavírus, inicialmente espalhado na China, tem como principal alvo idosos acima dos 60 anos e já ocasionou milhares de morte pelo mundo todo. Mediante a este cenário, o Ministério da Saúde recomendou que os brasileiros entrassem em quarentena, evitando exposição em espaços com aglomerações públicas. Incluindo, suspender os serviços bancários feitos de forma presencial.

Serviços bancários sem aglomerações? Veja como resolver tudo em casa! (Imagem: Reprodução - Google)
Serviços bancários sem aglomerações? Veja como resolver tudo em casa! (Imagem: Reprodução – Google)

No que diz respeito as atividades financeiras, as agências bancárias continuarão funcionando. No entanto, espera-se que haja uma menor movimentação para evitar a proliferação do vírus. Durante os próximos dias, aqueles que precisem resolver algum procedimento econômico, podem recorrer aos aplicativos e sites do internet bank.

Ambas as ferramentas permitem que os correntistas, de qualquer que seja a instituição, tenham acesso direito as suas transições financeiras. Recebimentos, transferências, pagamentos, avaliação de poupança, agendamento de recursos, extratos e mais podem ser acessados pela tela do próprio celular.

Leia também: Bolsa Família ampliado e encargos trabalhistas reduzidos contra o coronavírus

Além disso, os sites também fornecem atendimento direto aos usuários, para aqueles que estiverem com dúvidas ou desejarem iniciar algum novo contrato com suas instituições. A utilização das plataformas deve ser adotada como uma forma de cuidado, fazendo com que muitos evitem exposições desnecessárias.

Já para quem precisar de fato comparecer a uma unidade física para resolver serviços bancários, especialistas em saúde recomendam uma série de medidas de prevenção.

Nesse caso, é importante lembrar de estar com as mãos limpas. Então, ao encostar o dedo para a verificação da digital ou abrir portas, evite o contato com os olhos, nariz e boca, até que possa lavar suas mãos.

Leia também: Copom fará reunião nesta semana para definir nova Selic em meio ao coronavírus

Álcool em gel, lenço umedecido, álcool 70 e saboneteiras nas bolsas são alguns dos itens que podem facilitar na hora da higienização enquanto estiver fora de casa.

Nas filas de espera, evite contato físico com os demais, como apertos de mão e abraços. O ideal é ficar pelo menos 1 metro e meia de distância.

Por fim, esteja presente na unidade apenas pelo tempo necessário e se for um caso em que nem as plataformas online nem a central de atendimento (via telefone) possa resolver.

A fim de esclarecer dúvidas e ter demais informações sobre a doença, o governo criou o aplicativo Coronavírus-SUS, disponível para qualquer aparelho. A ferramenta fornece dicas de cuidado, números de casos confirmados e mais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.