Copom fará reunião nesta semana para definir nova Selic em meio ao coronavírus

Nesta semana o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC) fará uma reunião para definir pela segunda vez no ano, o novo valor da taxa Selic, que atualmente está em 4,25%. O avanço do coronavírus (Covid-19) e a instabilidade do mercado financeiro na última semana, levaram à indefinição do destino dos juros básicos da economia. 

Copom fará reunião nesta semana para definir nova Selic em meio ao coronavírus
Copom fará reunião nesta semana para definir nova Selic em meio ao coronavírus (Imagem:Reprodução/Google)

Na semana passada, a maior parte das instituições financeiras foram consultadas pelo boletim Focus, do Banco Central, e já estavam prevendo uma revisão na taxa Selic. Hoje, a tarifa está no seu menor nível da história. Porém, a alta do dólar e a queda da bolsa provocam uma inversão de expectativas. 

Leia Também: Impactos do coronavírus na economia poderão ser medidos em 2 semanas

A curva de juros no mercado futuro subiu, indicando que parte dos agentes financeiros apostam em um possível aumento da Selic. 

O Banco Central emitiu um comunicado informando que seriam tomadas medidas para comprar os efeitos da desaceleração da economia e da deterioração dos ativos financeiros sobre a inflação antes de tomar uma decisão sobre a taxa básica de juros.

O BC avaliou ainda que a baixa demanda prevalecia, o que impediria o repasse da alta do dólar para os preços. Algumas instituições entenderam a nota do BC como uma indicação de que os juros podem baixar na próxima reunião.

O Copom se reúne a cada 45 dias. No primeiro encontro são realizadas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas da economia do país, do mundo e o comportamento do mercado financeiro. 

Já no segundo encontro, os membros do Copom fazem uma análise das possibilidades e definem o valor da Selic.

A taxa Selic serve de referência para os demais juros da economia, essa é a taxa média cobrada nas negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas todos os dias no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. 

Leia Também: IRPF 2020: veja a lista com os gastos de saúde a deduzir

Depois de definir o valor da taxa, o Copom considera as alterações anteriores nos juros básicos suficientes para que seja possível chegar a meta de inflação, objetivo que deve ser perseguido pelo Banco Central.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!