Atenção motoristas de São Paulo. Nessa semana, os proprietários de automóveis com a placa final entre os números 4 e 7 terão que encerrar o pagamento da terceira parcela do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Hoje (16), o calendário IPVA SP marca a data final da cobrança para quem tiver o dígito final 4, amanhã (17) para o 5 e até sexta-feira (20) o numeral 7.
Aqueles que estiverem sem seus boletos, podem solicitar a segunda via por meio do site do Detran SP. O procedimento é simples e pode ser feito a qualquer momento. Para ter acesso, basta entrar no portal do órgão, ir até a opção “Veículos”, depois “Débitos, restrições e vistorias”.
Na sequência, é preciso preencher as informações solicitadas, como o número do Renavam do automóvel (documento utilizado para identificar o veículo). Ao confirmar os dados, os carnês ficarão disponíveis automaticamente, podendo ser pagos em alguma agência bancária ou então por meio dos aplicativos das instituições financeiras.
Leia também: IPVA MG 2020: terceira parcela começa a vencer nesta 6° feira
Em ambas as opções, é importante guardar o comprovante de pagamento caso haja erros ou entraves no sistema.
Calendário IPVA SP
Sobre valores
O preço final do imposto varia de acordo com o ano e tipo do veículo. Para poder calcular a taxação, a Secretaria Estadual da Fazenda leva em consideração o seu valor no comércio automobilístico (quanto mais auto para vender, mais caro será o IPVA), multiplicado pelas alíquotas definidas para essa rodada, sendo elas:
- Veículos movidos a gasolina recolherão 4%
- Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás recolherão 3%
- As picapes cabine dupla recolherão 4%
- Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolherão 2%
- Os caminhões recolherão 1,5%
Leia também: Pagamento do BPC para vítimas do Guarujá tem data definida
Aqueles que não estiverem em dia com a tributação ficarão impossibilitados de circular por todo o território nacional, uma vez em que o licenciamento só pode ser realizado se não houver pendências como atrasos do IPVA e demais multas.
Sobre o IPVA SP 2020
Esse ano, o imposto está 3,54% mais barato. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o motivo deve ser relacionado a queda nas vendas dos automóveis. Com o valor arrecadado, o governo estadual e municipal realizam reformas e atividades de melhorias em setores como saúde, cultura, educação e mais.