Anatel cria 8 medidas para atuação das operadoras na crise do Covid-19

Expansão do coronavírus faz com que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) crie uma série de medidas para facilitar o acesso à internet. Mediante o atual quadro da pandemia em todo o território nacional, a Anatel estruturou um plano de ações que obriga as operadoras a ampliar o acesso à rede. Entre as atividades, foi determinada permissão de navegar no aplicativo Coronavírus-SUS sem precisar de conexão online.

Anatel cria 8 medidas para atuação das operadoras na crise do Covid-19 (Imagem: Reprodução - Google)
Anatel cria 8 medidas para atuação das operadoras na crise do Covid-19 (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo os gestores, o plano vem sendo estruturado para poder otimizar o funcionamento das conexões, tendo em vista que muitos encontram-se em estado de quarentena e deverão realizar seus trabalhos de forma remota.

Ao todo, foram criadas 8 medidas que deverão ser seguidas por todas as operadoras. Entre as ações, está o acesso gratuito ao aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o Coronavírus-SUS. Além disso, as operadoras deverão liberar suas redes de wi-fi em locais públicos.

Leia também: Antecipação do 13° do INSS e mais 4 medidas do governo contra o coronavírus

Quanto a velocidade da internet, ela deverá ser ampliada para aqueles que têm acesso fixo à banda larga. As empresas deverão também criar campanhas publicitárias de conscientização e incentivar as medidas de cuidado e prevenção já divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Será preciso também manter o funcionamento e estabilidade técnica de seus sistemas, evitando que a qualidade da conexão caia. Para quem estiver em caso de inadimplência com o plano, a operadora deverá flexibilizar os prazos de pagamento, evitando que os clientes fiquem sem acesso à rede.

No que diz respeito ao funcionamento dos serviços de atendimento, os servidores deverão instruir os clientes com dicas de atividades práticas de higiene e restrição de aglomerações.

Leia também: FGTS poderá ser antecipado para estimular PIB brasileiro

“Com um cenário de maior distanciamento físico entre as pessoas, requisições de quarentena e de trabalho remoto, as conexões de acesso às redes se tornarão ainda mais essenciais. A preservação de fluxos de trabalho, de ensino, de acesso a informações sobre saúde e também de lazer dependerá em grande medida dos serviços de telecomunicações”, afirmou o presidente interno da Anatel, Emmanoel Campelo.

Antes mesmo do planejamento da Anatel, algumas empresas já vêm adotando medidas de contenção e prevenção. A Claro, por exemplo, está liberando mais internet para os clientes cadastrados em sua banda larga, sem cobrar tarifas adicionais. Além disso, abriu o acesso de seu Wi-fi público para qualquer usuário.

Já a Oi, informou que aumentou o número de fiscalização em seus plantões técnicos, de modo que mantenha todos os serviços de comunicação em funcionamento.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.