13° do INSS recebe nova data de pagamento adiantada

Mudanças estão sendo anunciadas para os brasileiros que recebem benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social. A primeira parcela do 13° do INSS foi antecipada para tentar contribuir com a economia brasileira neste avanço do coronavírus. Considerando que os idosos, na maioria aposentados, são os mais prejudicados com a proliferação do Covid-19.

13° do INSS recebe nova data de pagamento adiantada (Reprodução/Internet)
13° do INSS recebe nova data de pagamento adiantada (Imagem: Reprodução/Internet)

Além deste ponto, o INSS ainda vai propor redução de juros e a ampliação do prazo para a realização de empréstimos consignados destes benefícios.

Leia Também: 13° salário do Bolsa Família será discutido amanhã (17) na Câmara

Vale ressaltar que medidas foram discutidas durante o monitoramento realizado pelo Ministério da Economia, no qual analisa questões ligadas a pandemia no Brasil.

De acordo com Bruno Bianco, o secretário especial de Previdência e Trabalho, a primeira parcela do 13° do INSS será paga aos aposentados e pensionistas entre o final de março e início do mês de abril.

Segundo o governo federal, com a antecipação do décimo terceiro para este público a expectativa é de que sejam injetados R$ 23 bilhões na economia para tentar estimular a compra e movimentação de dinheiro no país.

Em relação a redução das taxas, a pasta destaca que irá propor na próxima semana ao Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS). Ainda é pontuado que outra proposta será enviada ao Congresso Nacional no qual visa realizar a ampliação da margem do salário que pode ser em certa parte comprometida com parcela do financiamento.

Atualmente, vale destacar, que margem é pontuada em 30% nos casos de empréstimo e 5% para o cartão de crédito. Além destas medidas, prazo de pagamento também pode aumentar.

Leia Também: Sorteio do Minha Casa Minha Vida em SJC é feito pela internet; saibas regras!

Ainda nas questões ligadas ao coronavírus, governo federal suspendeu por 120 dias a prova de vida do INSS. O procedimento é realizado por todos que devem mostrar se estão vivos para garantir o recebimento do benefício.

O objetivo é evitar que os idosos fiquem em locais fechados, como as agências, e se mantenham resguardados em casa.

Vale destacar que o secretário-executivo do Ministério da Economia está criando medidas para listar os produtos médicos e hospitalares que são importantes. Esta lista de produtos terá a possível redução de tarifa para garantir, posteriormente, o abastecimento.