Você já conhece o site Meu INSS? Através dele você consegue consultar vários serviços do Instituto, fazer agendamentos entre outras coisas. Ele foi criado para proporcionar mais conforto e facilidade para a vida dos segurados.
O Meu INSS pode ser acessado através do computador e também pelo aplicativo para celular. O portal agiliza o tempo de quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.
O segurado pode consultar e acompanhar todas as suas informações de sua vida profissional, como por exemplo, dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.
Leia Mais: INSS: prazo para concessão de benefício aumenta no governo Bolsonaro
Vamos conhecer mais os serviços disponíveis pelo Meu INSS:
Aposentadorias Urbanas
Escolhendo essa opção, vão ser mostradas duas alternativas: Aposentadoria por Idade Urbana e Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Por aqui, é feita então uma busca nos sistemas do INSS para saber se o benefício já pode ser concedido automaticamente. Caso não seja possível, basta acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.
Salário Maternidade
Quando é pedido o benefício, é realizada uma pesquisa nos sistemas do INSS para saber se ele já pode ser aprovado de forma automática. Se não for possível, basta também acompanhar, sempre com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.
Extrato Previdenciário (CNIS)
Clicando aqui, o beneficiário vai obter histórico de toda sua situação contributiva na ativa, seja como empregado, individual, empresário, doméstico e também sobre o aposentado. Possibilita o trabalhador saber todos os meses se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta.
Dá pra saber ainda, quais os períodos que estão faltando para que ele possa garantir a comprovação futura ou quanto tempo falta aposentar. Importante dizer que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal disponibilizam diretamente a consulta ao extrato previdenciário.
Calculadoras
Esta ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar.
E caso falte algum que porventura não conste nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente para fazer a simulação. Dentre elas, a calculadora da Aposentadoria por Idade simula quanto falta para se aposentar (por idade), o valor da renda inicial e mostra se o segurado já tem direito ao benefício.
Já a outra calculadora, mostra quanto tempo falta para a Aposentadoria por Tempo de Contribuição (também conhecida como ‘integral’ ou ‘por tempo de serviço’).
Agendamentos/Requerimentos
Aqui o trabalhador pode agendar um atendimento presencial e também acompanhar o andamento do seu requerimento.
Extrato de Pagamento de Benefício
Esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. O documento é válido para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, e também para outros fins. Detalha valores, o banco e data de pagamento do benefício.
Carta de Concessão de Benefício
Documento com a finalidade de informar ao cidadão sobre a concessão do benefício, a forma de cálculo utilizada para apuração da renda mensal inicial e contém também informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.
Agende sua Perícia
Espaço para fazer o agendamento específico para a perícia médica, tanto para o pedido inicial quanto para o pedido de prorrogação do benefício.
Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade
É o documento onde consta se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho. Esse serviço se destina às pessoas que solicitaram auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade e passaram por perícia médica no INSS.
Extrato de Empréstimo Consignado
Com esse extrato é o segurado consegue consultar todo histórico de créditos consignados feito com desconto no benefício previdenciário, como também outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.
Extrato para Imposto de Renda (IR)
É utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).
Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta
Essa declaração é a que informa a existência ou não de algum benefício em seu CPF. Alguns órgãos de governo costumam exigir a apresentação desse ‘Nada Consta’.
Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
Opção para saber se o benefício está listado para revisão quanto à fórmula de cálculo. Só para os enquadrados no artigo 29, II da Lei 9876/76.
Encontre uma agência
Localizador para que você encontre uma unidade mais próxima de onde você está.
Declaração para o Contribuinte Individual (DRSCI)
A Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI) é o documento que comprova que o trabalhador segurado autônomo, também chamado de Contribuinte Individual, está com situação cadastral regular e com seus recolhimentos em dia.
Alterar Dados de Contato
Por aqui, é possível atualizar dados de contato pessoais como endereço, telefone e e-mail. É possível também, incluir um endereço secundário, que pode ser inclusive um endereço de segurado em país estrangeiro.
Como se cadastrar no Meu INSS
Para realizar o cadastro no Meu INSS, você vai precisar informar seu CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe. Após isso será gerado um código de acesso provisório. Nesse momento você deve fazer login, com a senha provisória.
Logo em seguida, aparecerá mensagem informando que é necessário que você crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, (Exemplo: Financa1).
Leia Mais: Tributos sobre conta de luz serão anulados ao consumidor
O cadastro no Meu INSS pode ser feito pelo próprio aplicativo ou pelo site das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.