Os moradores de Ponta Grossa nos campos Gerais do Paraná que preferem quitar suas dívidas de uma única vez, terão um tempo maior para pagar o IPTU 2020 desta forma.
O vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em cota única no município estava previsto para 10 de março. A nova data definida é para o próximo dia 20 deste mês. Ao efetuar o pagamento à vista, o contribuinte garante 15% de desconto, exceto se ele tiver algum débito pendente.
Leia Mais: IPTU Volta Redonda 2020 finaliza desconto de 18% nesta terça-feira
A Prefeitura comunicou que tomou esta decisão como forma de aumentar ao contribuinte o prazo para a adesão ao Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), e também para o credenciamento de operadoras de cartão para o pagamento de tributos.
Claudio Grokoviski, secretário da Fazenda, disse que “Como o credenciamento foi aberto na última sexta (6), esperamos ter empresas habilitadas para esta transação ainda dentro do prazo do pagamento à vista”.
Ao fazer o credenciamento, os estabelecimentos que possuem máquinas de cartão de crédito e débito vão poder passar a receber contas de tributos municipais.
A consulta aos valores do IPTU Ponta Grossa 2020 pode ser feita pelo Portal do ContribuintePortal do Contribuinte. Através do site, também é possível emitir o boleto, usando o CPF do proprietário do Imóvel ou o cadastro do mesmo.
Neste ano, foi dado 3,31% no reajuste do IPTU, correspondendo à reposição da inflação no período.
Para pagar o imposto basta ir aos bancos credenciados: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi, Uniprime, Santander. O pagamento pode ser feito também em casas lotéricas.
Se você precisar fazer uma revisão ou isenção do tributo, deve realizar o protocolamento na praça de atendimento da prefeitura até dia 16 de junho de 2020.
Leia Mais: Desigualdade no Bolsa Família gera proposta de CPI para análise
O valor total gerado com o IPTU Ponta Grossa 2020 deve ser de R$137 milhões. Em 2019 o montante chegou a R$125 milhões. O município possui 159 mil imóveis cadastrados de acordo com as informações da prefeitura.