BC lança site para ajudar cidadãos a organizar suas finanças

Está com dificuldades de colocar ordem em sua vida financeira? Ou tem dúvidas sobre empréstimos, dívidas com setor publico, cheques sem fundo entre outras? O novo site do Banco Central (BC) pode te ajudar.

BC lança site para ajudar cidadãos a organizar suas finanças
BC lança site para ajudar cidadãos a organizar suas finanças( Foto: Google)

Nesta nova página, o Banco Central tem o objetivo de ajudar os cidadãos através de dicas, como por exemplo, formas de finamente organizar sua vida financeira e começar a poupar dinheiro. O legal é que o site é válido tanto para pessoas físicas quanto para empresas.

Leia Mais: Fintechs ganham espaço no Banco Central e novas startups podem inscrever seus projetos

Os brasileiros vão poder conferir no site os empréstimos e financiamentos que estão em seu nome, quais bancos possui conta bancária e se tem alguma dívida com o setor público federal.

O painel faz uma compilação de vários relatórios e cadastros sobre informações financeiras produzidos pelo BC e que podem ajudar os cidadãos ou empresas na gestão das suas finanças.

João Paulo Borges, chefe do departamento de atendimento ao cidadão do banco Central diz que “O foco da página é permitir que essas informações sejam acessadas de maneira mais fácil pelos usuários. Antes, o conteúdo estava disperso pelo site do BC, o que dificultava a consulta pelos interessados”.

Para ter acesso à plataforma, os interessados devem ir até a área central da página principal do site do BC, e na aba”Serviços”escolher por “Cidadania Finaceira”.

Listamos algumas informações que podem ser obtidas no site:

Empréstimos e financiamentos

• Saldo devedor
• Modalidade (empréstimo consignado, cartão de crédito, cheque especial etc)
• Status da dívida (a vencer ou vencida) em cada banco

Contas em bancos e outros relacionamentos

Esta opção vai informar em quais instituições financeiras autorizadas pelo BC o cliente, empresa ou seu representante legal tem algum tipo de relação, como conta corrente por exemplo.

Câmbio e transferências internacionais

Aqui você obtém informações sobre se o cliente realizou operações de câmbio ou transferências de valores de ou para o exterior em um determinado período.

Dívidas com o setor público federal (Cadin)

Aqui você vai saber dados sobre dívidas de pessoas físicas e jurídicas com órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta e indiretamente.

Leia Mais: Verde e Amarelo vai acabar com a contratação de estagiários? Veja se é verdade!

Cheque sem fundo

Nesta opção você encontra informações sobre cheques devolvidos, que acabam gerando a inclusão do cliente no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA